DOCUMENTOS OFICIAIS NORTEADORES DO PLANEJAMENTO TURÍSTICO: uma análise sobre Campos do Jordão (SP, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2674-6972v4n9.2022.4Palavras-chave:
turismo, planejamento, impactos, documentos oficiaisResumo
O turismo tem o potencial de gerar diversos benefícios para o destino turístico. No entanto, quando não há um planejamento adequado norteando o seu desenvolvimento, impactos negativos começam a afetar a atividade. Planejar significa elaborar e organizar o plano para alcançar determinados objetivos previamente definidos. Para tanto, necessita de informações que formem a base para o processo decisório, contribuindo para uma perspectiva a curto, médio e longo prazo. O objetivo geral deste artigo é analisar os documentos oficiais do setor de turismo de uma cidade montanhosa, sendo escolhida a localidade de Campos do Jordão (SP, Brasil), reconhecida como um destino de inverno e de natureza. Pode-se identificar uma ausência sobre a metodologia adotada em cada estudo, além do período considerado para análise, resultando em informações falhas que podem não contribuir com o processo de planejamento do turismo local como se espera.
Downloads
Referências
ABET. Apresentação sobre o place branding Campos do Jordão. In: FÓRUM DE TURISMO CAMPOS DO JORDÃO, 4., 2022, Campos do Jordão. Anais [...]. Campos do Jordão: ABET, 2022. Disponível em: https://trello.com/b/5ZXPeGtq/place-branding-campos-do-jord%C3%A3o-cidade-mais-alta-do-brasil. Acesso em: 22 mar. 2022.
ABET. COMTUR aprova estratégia de branding e nova marca turística de Campos do Jordão. Disponível em: http://www.abet.tur.br/comtur-aprova-estrategia-de-branding-enova-marca-turistica-de-camposjordao. 29 set. 2021. Acesso em: 30 set. 2021.
ABITANTE, J. C. Segregação espacial e acessibilidade: uma construção para o desenvolvimento sustentável em Campos do Jordão – SP. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
ALMEIDA, J. G. A (in)sustentabilidade do turismo no entorno de Campos do Jordão – SP. 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
ALRWAJFAH, M. M.; ALMEIDA-GARCÍA, F.; CORTÉS-MACÍAS, R. Resident’s perceptions and satisfaction toward tourism development: a case study of Petra Region, Jordan. Sustainability, v. 11, p.1-19, 2019.
ALVES, M. B. Turismo e desenvolvimento local: a qualidade de vida sob a ótica da população do Arraial de Conceição do Ibitipoca- MG. Turismo em Análise, v.25, n.3, p.628-648, dez. 2014.
ANDRIOTIS, K.; VAUGHAN, D.R. Urban residents’ attitudes toward tourism development: the case of Crete. Journal of Travel Research, v.42, n.2, p.172-185, 2003.
AP, J. Resident’s perceptions on tourism impacts. Annals of Tourism Research, v. 19, n.4, p.665-690, 1992.
BARBOSA, F.F. O turismo como fator de desenvolvimento local e/ou regional. Caminhos da Geografia, v.10, n.14, p. 107-114, fev. 2005.
BLACKSTOCK, K. A critical look at Community based tourism. Community Development Journal, v. 40, n. 1, p.39-49, jan. 2005.
BRITO, L.A.P.F. de; BARBOSA, A.C. dos S. Incremento do nível de ruído no meio urbano devido às atividades turísticas: estudo de caso da cidade de Campos do Jordão. Tecno-Lógica, Santa Cruz do Sul, v.18 n.2, p.84-89, 2014.
CAMPOS DO JORDÃO. Prefeitura Municipal. Festival de Inverno tem impacto de 131 milhões na economia. Campos do Jordão: Prefeitura Municipal, 2019. Disponível em: http://camposdojordao.sp.gov.br/Noticia/?i=1143&c=12. Acesso em: 17 jan. 2020.
CAMPOS DO JORDÃO. Prefeitura Municipal. Plano Diretor de Turismo 2018-2020. Campos do Jordão: Prefeitura Municipal, 2020. Disponível em: http://camposdojordao.sp.gov.br/Arquivos_Publicacoes/PPA_LDO/18112019-050635-anexo-i-plano-diretor-de-turismo-2018-2020.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.
CAMPOS DO JORDÃO. Prefeitura Municipal. Plano de Mobilidade Urbana de Campos do Jordão. Campos do Jordão: Prefeitura Municipal, 2017.
CETIN, G.; OKUMUS, F. Experiencing local turkish hospitality in Istanbul, Turkey. International Journal of Culture, Tourism and Hospitality Research, v.12, n.2, p. 266- 276, 2018.
CIET. Pesquisa de Percepção sobre o turismo de Campos do Jordão. 2021. pdf.
CHRISTOU, P.; SHARPLEY, R. Philoxenia offered to tourists? A rural tourism perspective. Tourism Management, v. 72, p.39-51, 2019.
CRUZ, R. de C.A. Introdução à geografia do turismo. 2. ed. São Paulo: Rocca, 2003.
DUARTE, R.F.; BARBOSA, A.S.; BRUNA, G.C. O turismo e a transformação de cidades: o caso de Campos do Jordão – Brasil e Sintra-Portugal. AE Ensaios, v. 2, n. 1, p.1-26, fev. 2007.
FAN, D.X. F.; LIU, A.; QIU, R.T.R. Revisiting the relantionship between host attitudes and tourism development: a utility maximization approach. Tourism Economics, v. 25, n. 2, p.1-18, 2018.
GURSOY, D.; JUROWSKI, C.; UYSAL, M. Resident attitudes: a structural modelling approach. Annals of Tourism Research, v. 29, n.1, p.79-105, 2002.
HAMMERL, P.C. Campos do Jordão (SP): de estância de saúde à estância turística. Dissertação (Mestrado em Hospitalidade) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2011.
HAMMERL, P.C. Por uma cidade turística: formação e transformação territorial da Estância de Campos do Jordão. 2016. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2016.
HAMMERL, P.C.; SILVEIRA, R.L.L. Por um desenvolvimento turístico: o planejamento de Campos do Jordão em uma escala local/regional/global (1950-1960). Revista de Investigación en Turismo y Desarrollo, v.6, n.15, p. 1-19, 2013.
HARRIL, R. Residents’ attitudes toward tourism development: a literature review with implications for tourism planning. Journal of Planning Literature, v.18, n.1, p.1-16, fev. 2004.
LANKFORD, S.V. Attitudes and perceptions toward tourism and rural regional development. Journal of Travel Research, v. 32, n. 35, p.35-43, 1994.
MARTÍN-MARTÍN, J. M.; OSTOS-REY, M. S.; SALINAS-FERNÁNDEZ, J. A. Why regulation is needed in emerging markets in the tourism sector. American Journal of Economics and Sociology, v.78, n. 1, p. 225-254, 2019.
McCOMBES, L.; VANCLAY, F.; EVERS, Y. Putting social impact assessment to the test as a method for implementing responsible tourism practice. Environmental Impact Assessment Review, v. 55, p.156-168, 2015.
MENDES, B.C. Hospitalidade em cidades turísticas: pertencimento e acolhimento do anfitrião-residente de Campos do Jordão (SP). 2021. Tese (Doutorado em Hospitalidade) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2021.
MENDES, B. C.; CAVENAGHI, A. J.; WADA, E. K. Sense of belonging and the appropriation of a touristic city by local students (Brazil). Journal of Teaching in Travel and Tourism, v. 20, n.1, p. 41-58, 2020.
MENEGHINI, R. Turismo e a busca por um pedaço de chão em Campos do Jordão – SP. Saarbrucken (Alemanha): Novas Edições Acadêmicas, 2018.
NAIDOO, P.; PEARCE, P.L. Enclave Tourism versus Agritourism: the economic debate. Current Issues in Tourism, v. 21, n. 17, p.1946-1965, 2016.
OBSERVATÓRIO DO TURISMO DE CAMPOS DO JORDÃO. Relatório anual 2015. Campos do Jordão: Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, 2016.
OBSERVATÓRIO DO TURISMO DE CAMPOS DO JORDÃO. Relatório anual 2016. Campos de Jordão: Prefeitura Municipal de Campos do Jordão. 2017.
OBSERVATÓRIO DO TURISMO DE CAMPOS DO JORDÃO. Relatório anual 2017. Campos de Jordão: Prefeitura Municipal de Campos do Jordão. 2018.
OLIVEIRA, G. Festival de Inverno rende R$131 milhões para Campos do Jordão. Isto É, São Paulo, ago. 2019. Disponível em: https://istoe.com.br/festival-de-inverno-render-131-milhoes-para-campos-do-jordao/. Acesso em: 17 jan. 2020.
PINTO, L.A.S.; RICCI, F. Qualificação profissional e turismo: uma discussão sobre as questões sociais e o espaço turístico construído na cidade de Campos do Jordão. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TURISMO DO MERCOSUL, 4., 2006, Caixas do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul, 2006.
PIRES, E.V.; ALCANTARINO, M.D. A participação das comunidades autóctones no turismo e o capital social no processo de desenvolvimento local: um exame do Programa Turismo Solidário-MG. Caderno Virtual de Turismo, v. 8, n.1, p.1-15, 2008.
PIVOTT, C. O turismo e a produção social do espaço urbano: estudos sobre Campos do Jordão (SP). 2006. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano Regional) – Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, Universidade do Vale do Paraíba, Vale do Paraíba, 2006.
RENOÓ, L.C.; TEIXEIRA, D.J. O impacto do turismo nos hábitos de consumo de uma comunidade de pequeno porte. Turismo Visão e Ação, v. 9, n.2, p. 217-232, maio/ago. 2007.
ROSA FILHO, A.; CORTEZ, A.T.C. A problemática socioambiental da ocupação urbana em áreas de risco de deslizamento da “Suíça Brasileira”. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 3, p. 33-40, 2010.
SCHIAVETTI, A.; FORESTI, C. Turismo em unidades de conservação: Parques Estaduais de Campos do Jordão. Turismo em Análise, v. 10, n.1, p.47-57, 1999.
SHARPLEY, R. Host perceptions of tourism: a review of the research. Tourism Management, v. 42, p.37-49, 2014.
SILVA, M. G. L. Cidades turísticas: identidades e cenários de lazer. São Paulo: Aleph, 2004.
SOARES, D. dos S.; GALENO, L.S.; ROS, J.P. O turismo na comunidade dos Tatus: conflitos socioambientais e percepção local. Revista Turismo Estudos e Práticas, v. 2, n. 2, p.133-153, jul./dez.2013.
URRY, J. O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Studio Nobel, Sesc, 2001.
VELASQUEZ, G. G.; OLIVEIRA, J.P.de. O sistema Flexível de Turismo: avanço na análise sistêmica de turismo. Revista Turismo Visão e Ação, v. 20, n.2, p.343-360, mai./ago. 2018.
YAZIGI, E. A alma do lugar: turismo, planejamento e cotidiano. São Paulo: Contexto, 2001.
WANG, S.; XU, H. Influence of place-based senses of distinctiveness continuity, selfesteem and self-efficacy on resident´s attitudes toward tourism. Tourism Management, v. 47, p.241-250, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Turismo & Cidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.