DOCUMENTOS OFICIAIS NORTEADORES DO PLANEJAMENTO TURÍSTICO: uma análise sobre Campos do Jordão (SP, Brasil)

Autores

  • Bruna de Castro Mendes Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo (Campus Campos do Jordão) http://orcid.org/0000-0002-2823-4066
  • Mirian Rejowski Universidade Anhembi Morumbi
  • Airton José Cavenaghi Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.18764/2674-6972v4n9.2022.4

Palavras-chave:

turismo, planejamento, impactos, documentos oficiais

Resumo

O turismo tem o potencial de gerar diversos benefícios para o destino turístico. No entanto, quando não há um planejamento adequado norteando o seu desenvolvimento, impactos negativos começam a afetar a atividade. Planejar significa elaborar e organizar o plano para alcançar determinados objetivos previamente definidos. Para tanto, necessita de informações que formem a base para o processo decisório, contribuindo para uma perspectiva a curto, médio e longo prazo. O objetivo geral deste artigo é analisar os documentos oficiais do setor de turismo de uma cidade montanhosa, sendo escolhida a localidade de Campos do Jordão (SP, Brasil), reconhecida como um destino de inverno e de natureza. Pode-se identificar uma ausência sobre a metodologia adotada em cada estudo, além do período considerado para análise, resultando em informações falhas que podem não contribuir com o processo de planejamento do turismo local como se espera.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna de Castro Mendes, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo (Campus Campos do Jordão)

Doutora e Mestre em Hospitalidade (UAM); especialista em Gestão Mercadológica do Turismo e da Hotelaria (USP) e em Administração (FGV), pós-graduada em Docência no Ensino Superior (UNIMEP), graduada em Turismo (Puc-Campinas), e licenciada em Pedagogia (UFSCAR). Atualmente ocupa o cargo de Professora do eixo da Hospitalidade no Instituto Federal de São Paulo - Unidade Campos do Jordão. 

Mirian Rejowski, Universidade Anhembi Morumbi

Pós-doutora Livre-docente em Teoria do Turismo e do Lazer pela Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, docente dos cursos de Mestrado e Doutorado em Hospitalidade e Graduação em Turismo na Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil.

Airton José Cavenaghi, Universidade Federal do Acre

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, docente dos cursos de Mestrado e Doutorado em Hospitalidade e Graduação em Turismo na Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo

Referências

ABET. Apresentação sobre o place branding Campos do Jordão. In: FÓRUM DE TURISMO CAMPOS DO JORDÃO, 4., 2022, Campos do Jordão. Anais [...]. Campos do Jordão: ABET, 2022. Disponível em: https://trello.com/b/5ZXPeGtq/place-branding-campos-do-jord%C3%A3o-cidade-mais-alta-do-brasil. Acesso em: 22 mar. 2022.

ABET. COMTUR aprova estratégia de branding e nova marca turística de Campos do Jordão. Disponível em: http://www.abet.tur.br/comtur-aprova-estrategia-de-branding-enova-marca-turistica-de-camposjordao. 29 set. 2021. Acesso em: 30 set. 2021.

ABITANTE, J. C. Segregação espacial e acessibilidade: uma construção para o desenvolvimento sustentável em Campos do Jordão – SP. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.

ALMEIDA, J. G. A (in)sustentabilidade do turismo no entorno de Campos do Jordão – SP. 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

ALRWAJFAH, M. M.; ALMEIDA-GARCÍA, F.; CORTÉS-MACÍAS, R. Resident’s perceptions and satisfaction toward tourism development: a case study of Petra Region, Jordan. Sustainability, v. 11, p.1-19, 2019.

ALVES, M. B. Turismo e desenvolvimento local: a qualidade de vida sob a ótica da população do Arraial de Conceição do Ibitipoca- MG. Turismo em Análise, v.25, n.3, p.628-648, dez. 2014.

ANDRIOTIS, K.; VAUGHAN, D.R. Urban residents’ attitudes toward tourism development: the case of Crete. Journal of Travel Research, v.42, n.2, p.172-185, 2003.

AP, J. Resident’s perceptions on tourism impacts. Annals of Tourism Research, v. 19, n.4, p.665-690, 1992.

BARBOSA, F.F. O turismo como fator de desenvolvimento local e/ou regional. Caminhos da Geografia, v.10, n.14, p. 107-114, fev. 2005.

BLACKSTOCK, K. A critical look at Community based tourism. Community Development Journal, v. 40, n. 1, p.39-49, jan. 2005.

BRITO, L.A.P.F. de; BARBOSA, A.C. dos S. Incremento do nível de ruído no meio urbano devido às atividades turísticas: estudo de caso da cidade de Campos do Jordão. Tecno-Lógica, Santa Cruz do Sul, v.18 n.2, p.84-89, 2014.

CAMPOS DO JORDÃO. Prefeitura Municipal. Festival de Inverno tem impacto de 131 milhões na economia. Campos do Jordão: Prefeitura Municipal, 2019. Disponível em: http://camposdojordao.sp.gov.br/Noticia/?i=1143&c=12. Acesso em: 17 jan. 2020.

CAMPOS DO JORDÃO. Prefeitura Municipal. Plano Diretor de Turismo 2018-2020. Campos do Jordão: Prefeitura Municipal, 2020. Disponível em: http://camposdojordao.sp.gov.br/Arquivos_Publicacoes/PPA_LDO/18112019-050635-anexo-i-plano-diretor-de-turismo-2018-2020.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.

CAMPOS DO JORDÃO. Prefeitura Municipal. Plano de Mobilidade Urbana de Campos do Jordão. Campos do Jordão: Prefeitura Municipal, 2017.

CETIN, G.; OKUMUS, F. Experiencing local turkish hospitality in Istanbul, Turkey. International Journal of Culture, Tourism and Hospitality Research, v.12, n.2, p. 266- 276, 2018.

CIET. Pesquisa de Percepção sobre o turismo de Campos do Jordão. 2021. pdf.

CHRISTOU, P.; SHARPLEY, R. Philoxenia offered to tourists? A rural tourism perspective. Tourism Management, v. 72, p.39-51, 2019.

CRUZ, R. de C.A. Introdução à geografia do turismo. 2. ed. São Paulo: Rocca, 2003.

DUARTE, R.F.; BARBOSA, A.S.; BRUNA, G.C. O turismo e a transformação de cidades: o caso de Campos do Jordão – Brasil e Sintra-Portugal. AE Ensaios, v. 2, n. 1, p.1-26, fev. 2007.

FAN, D.X. F.; LIU, A.; QIU, R.T.R. Revisiting the relantionship between host attitudes and tourism development: a utility maximization approach. Tourism Economics, v. 25, n. 2, p.1-18, 2018.

GURSOY, D.; JUROWSKI, C.; UYSAL, M. Resident attitudes: a structural modelling approach. Annals of Tourism Research, v. 29, n.1, p.79-105, 2002.

HAMMERL, P.C. Campos do Jordão (SP): de estância de saúde à estância turística. Dissertação (Mestrado em Hospitalidade) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2011.

HAMMERL, P.C. Por uma cidade turística: formação e transformação territorial da Estância de Campos do Jordão. 2016. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2016.

HAMMERL, P.C.; SILVEIRA, R.L.L. Por um desenvolvimento turístico: o planejamento de Campos do Jordão em uma escala local/regional/global (1950-1960). Revista de Investigación en Turismo y Desarrollo, v.6, n.15, p. 1-19, 2013.

HARRIL, R. Residents’ attitudes toward tourism development: a literature review with implications for tourism planning. Journal of Planning Literature, v.18, n.1, p.1-16, fev. 2004.

LANKFORD, S.V. Attitudes and perceptions toward tourism and rural regional development. Journal of Travel Research, v. 32, n. 35, p.35-43, 1994.

MARTÍN-MARTÍN, J. M.; OSTOS-REY, M. S.; SALINAS-FERNÁNDEZ, J. A. Why regulation is needed in emerging markets in the tourism sector. American Journal of Economics and Sociology, v.78, n. 1, p. 225-254, 2019.

McCOMBES, L.; VANCLAY, F.; EVERS, Y. Putting social impact assessment to the test as a method for implementing responsible tourism practice. Environmental Impact Assessment Review, v. 55, p.156-168, 2015.

MENDES, B.C. Hospitalidade em cidades turísticas: pertencimento e acolhimento do anfitrião-residente de Campos do Jordão (SP). 2021. Tese (Doutorado em Hospitalidade) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2021.

MENDES, B. C.; CAVENAGHI, A. J.; WADA, E. K. Sense of belonging and the appropriation of a touristic city by local students (Brazil). Journal of Teaching in Travel and Tourism, v. 20, n.1, p. 41-58, 2020.

MENEGHINI, R. Turismo e a busca por um pedaço de chão em Campos do Jordão – SP. Saarbrucken (Alemanha): Novas Edições Acadêmicas, 2018.

NAIDOO, P.; PEARCE, P.L. Enclave Tourism versus Agritourism: the economic debate. Current Issues in Tourism, v. 21, n. 17, p.1946-1965, 2016.

OBSERVATÓRIO DO TURISMO DE CAMPOS DO JORDÃO. Relatório anual 2015. Campos do Jordão: Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, 2016.

OBSERVATÓRIO DO TURISMO DE CAMPOS DO JORDÃO. Relatório anual 2016. Campos de Jordão: Prefeitura Municipal de Campos do Jordão. 2017.

OBSERVATÓRIO DO TURISMO DE CAMPOS DO JORDÃO. Relatório anual 2017. Campos de Jordão: Prefeitura Municipal de Campos do Jordão. 2018.

OLIVEIRA, G. Festival de Inverno rende R$131 milhões para Campos do Jordão. Isto É, São Paulo, ago. 2019. Disponível em: https://istoe.com.br/festival-de-inverno-render-131-milhoes-para-campos-do-jordao/. Acesso em: 17 jan. 2020.

PINTO, L.A.S.; RICCI, F. Qualificação profissional e turismo: uma discussão sobre as questões sociais e o espaço turístico construído na cidade de Campos do Jordão. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TURISMO DO MERCOSUL, 4., 2006, Caixas do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul, 2006.

PIRES, E.V.; ALCANTARINO, M.D. A participação das comunidades autóctones no turismo e o capital social no processo de desenvolvimento local: um exame do Programa Turismo Solidário-MG. Caderno Virtual de Turismo, v. 8, n.1, p.1-15, 2008.

PIVOTT, C. O turismo e a produção social do espaço urbano: estudos sobre Campos do Jordão (SP). 2006. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano Regional) – Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, Universidade do Vale do Paraíba, Vale do Paraíba, 2006.

RENOÓ, L.C.; TEIXEIRA, D.J. O impacto do turismo nos hábitos de consumo de uma comunidade de pequeno porte. Turismo Visão e Ação, v. 9, n.2, p. 217-232, maio/ago. 2007.

ROSA FILHO, A.; CORTEZ, A.T.C. A problemática socioambiental da ocupação urbana em áreas de risco de deslizamento da “Suíça Brasileira”. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 3, p. 33-40, 2010.

SCHIAVETTI, A.; FORESTI, C. Turismo em unidades de conservação: Parques Estaduais de Campos do Jordão. Turismo em Análise, v. 10, n.1, p.47-57, 1999.

SHARPLEY, R. Host perceptions of tourism: a review of the research. Tourism Management, v. 42, p.37-49, 2014.

SILVA, M. G. L. Cidades turísticas: identidades e cenários de lazer. São Paulo: Aleph, 2004.

SOARES, D. dos S.; GALENO, L.S.; ROS, J.P. O turismo na comunidade dos Tatus: conflitos socioambientais e percepção local. Revista Turismo Estudos e Práticas, v. 2, n. 2, p.133-153, jul./dez.2013.

URRY, J. O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Studio Nobel, Sesc, 2001.

VELASQUEZ, G. G.; OLIVEIRA, J.P.de. O sistema Flexível de Turismo: avanço na análise sistêmica de turismo. Revista Turismo Visão e Ação, v. 20, n.2, p.343-360, mai./ago. 2018.

YAZIGI, E. A alma do lugar: turismo, planejamento e cotidiano. São Paulo: Contexto, 2001.

WANG, S.; XU, H. Influence of place-based senses of distinctiveness continuity, selfesteem and self-efficacy on resident´s attitudes toward tourism. Tourism Management, v. 47, p.241-250, 2015.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

MENDES, Bruna de Castro; REJOWSKI, Mirian; CAVENAGHI, Airton José.
DOCUMENTOS OFICIAIS NORTEADORES DO PLANEJAMENTO TURÍSTICO: uma análise sobre Campos do Jordão (SP, Brasil)
. Revista Turismo & Cidades, v. 4, n. 9, p. 81–105, 30 Dez 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/turismoecidades/article/view/18808. Acesso em: 19 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos