PERCEPÇÕES DE VISITANTES E EMPRESÁRIOS LOCAIS SOBRE OS MOTIVOS DE VISITAÇÃO AO POLO MOVELEIRO DE GRAVATÁ, PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.18764/2674-6972v6n13.2024.4Palavras-chave:
Turismo, Atrativo turístico, Percepção, Visitação turística, Polo Moveleiro de GravatáResumo
A pesquisa teve como objetivo investigar o Polo Moveleiro de Gravatá (PMG), Pernambuco, enquanto atrativo turístico, à luz da percepção de dois grupos de sujeitos: visitantes e empresários locais. Buscou-se identificar os principais motivos que levam as pessoas a visitarem-no, sua capacidade de fidelização e, ainda, problemas recorrentes e possibilidades de aperfeiçoamentos. Para tanto, realizou-se uma série de entrevistas semiestruturadas e observações diretas com os sujeitos. Os dados e informações coletados foram transcritos; depois, codificados e categorizados por meio da análise qualitativa básica. Em síntese, os resultados indicaram que as principais motivações para a visitação do Polo referem-se ao desejo de conhecer o atrativo e/ou de fazer compras. Além disso, as pessoas costumam retornar com relativa frequência, logo, observa-se que o PMG possui capacidade de fidelização de visitantes. Por termo, dentre os problemas e possibilidades de aperfeiçoamentos, apontaram-se carências infraestruturais, com destaque para aquelas ligadas a aspectos de acessibilidade.
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