EXPERIÊNCIA DE ENFRENTAMENTO AO COVID-19 EM UMA FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Résumé
A pandemia ocasionou mudanças na dinâmica de trabalho de todo o mundo, principalmente daqueles que desempenham suas atividades nos espaços públicos e de movimentação turística. Este trabalho discute as ações de enfrentamento desenvolvidas pelo Programa de Extensão Laços de Cidadania, que organiza uma Feira com base nos pressupostos da economia solidária no Litoral do Piauí, como potencializador para a atividade turística. Adota-se o relato de experiência, em que são apontados estudos e implementação das ações de enfrentamento ao COVID-19 junto aos pescadores, artesãos e agricultores que comercializam na Feira. Há também a descrição de relatos, coletados de maneira remota e voluntária, através de contato telefônico e aplicativos de mensagens. Como resultado observou-se que, com as ações de compartilhamento de informações e formação entre e para os trabalhadores, estes puderam continuar de forma segura com as vendas no formato online, entretanto algumas resistências são apresentadas.
Téléchargements
Références
BONI, I. M.; VIEIRA, R. Turismo alternativo solidário e o Centro Público de Economia Solidária de Itajaí, SC. INTERAÇÕES, Campo Grande, v. 16, n. 2, p. 635-375, jul./dez. 2015 Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/inter/v16n2/1518-7012-inter-16-02-0365.pdf. Acesso em: Set. 2020.
CARIOLANO, L.N.M.T. O desenvolvimento voltado às condições humanas e o turismo comunitário. In: CORIOLANO, L. N. M. T.; LIMA, L. C. (Orgs.). Turismo comunitário e responsabilidade socioambiental. Fortaleza: EDUECE, 2003. p.26-44.
CARVALHO, R. de C. P. de. As territorialidades institucionais e de empreendimentos econômicos turísticos em áreas naturais protegidas do Delta do Parnaíba. 2018 Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2018.
CORIOLANO, L. N. et al. Arranjos produtivos locais do turismo comunitário: atores e cenários em mudança. Fortaleza, CE: Ed. UECE, 2009.
CORIOLANO, L. N. M. T.; LIMA, A. C. G. A contribuição do turismo ao desenvolvimento na escala humana. In: CORIOLANO, L. N. M. T.; VASCONCELOS, F. P. (Orgs.). Turismo, território e conflitos imobiliários. Fortaleza: EdUECE, 2012.
KOTLER, P.; KARTAJAVA, H.; SETIAWAN, I. Mudança do tradicional para o digital–Marketing 4.0. Lisboa: Conjuntura Atual Editora, 2017.
MANCE, E. A. Redes de colaboração solidária. Petropólis, Ed. Vozes, 2002.
MEDEIROS, V. C. F. A. et al. (2017). Turismo e economia solidária: uma análise nas cooperativas e associações de artesanato do Roteiro Seridó Norte-Rio-Grandense, Brasil. Revista Iberoamericana de Turismo - RITUR, Penedo, Volume 7, Número 2, maio/ago. 2017, p. 40-59. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur. Acesso em: 15 Ago. 2020.
MELO LISBOA, Armando. Economia solidária e autogestão: imprecisões e limites. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 45, n. 3, p. 109-115, 2005.
PORTUGUEZ, A. P. Geografia humana del bajo Rio Doce. Ituiutaba: Barlavento, 2010.
PUTRICK, S. C. O Turismo na Rota das Emoções e no desenvolvimento socioeconômico de municípios do estado do Piauí. 2019. 216 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Setor de Ciências da Terra, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
SCHIOCHET, Valmor. Da democracia à autogestão: Economia Solidária no Brasil. Gestão pública e sociedade: fundamentos e políticas públicas de Economia Solidária. São Paulo: Outras Edições, 2012.
SINGER, Paul. Economia solidária. Estudos avançados, v. 22, n. 62, p. 289-314, 2008.
SINGER, Paul. Introdução à economia solidária. Fundação Perseu Abramo, 2002.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.