Campanhas eleitorais nas redes sociais: um Estado da Arte
Palabras clave:
Estado da arte; Campanha política; Redes Sociais; Eleições; Internet.Resumen
Este artigo investiga estudos sobre campanhas eleitorais nas redes sociais entre 2017 e 2021, utilizando o estado da arte analisando os anais da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). Foi possível reunir 16 artigos. De acordo com os resultados, é possível notar um aumento na quantidade de produções sobre o tema, com foco nas eleições de 2018 e 2020. O recorte também mostra a percepção sobre a comunidade evangélica como ator social em potencial, no contexto político através das redes sociais, tendo forte atuação no posicionamento e redes de apoiadores nas eleições.
Descargas
Citas
AGGIO, C.; REIS, L. Campanha eleitoral no Facebook: usos, configurações e o papel atribuído a esse site por três candidatos eleitos nas eleições municipais de 2012. Revista Compolítica, v. 3, 2013.
AGGIO, C. de O. Os candidatos ainda evitam a interação? Twitter, comunicação horizontal e eleições brasileiras. In: E-Compós, 2015.
ALDÉ, A.; MARQUES, F. P. J. A. (Ed.). Internet e poder local. Salvador: EdUFBA, 2015.
ALMADA, P. Analisando os grupos de WhatsApp dos apoiadores de Jair Bolsonaro durante o 2o Turno das eleições presidenciais de 2018. In: Encontro Anual da Anpocs, 45., 2021, Curitiba - PR. Anais [...]. Disponível em: https://www.anpocs2021.sinteseeventos.com.br/arquivo/downloadpublic?q=YToyOntzOjY6InBhcmFtcyI7czozNToiYToxOntzOjEwOiJJRF9BUlFVSVZPIjtzOjQ6IjY4MzAiO30iO3M6MToiaCI7czozMjoiMTc3MjlhNzFhZmUwMGYyNDg5MzU2MmIzMDA4MWUwOTgiO30%3D. Acesso em: 4 set. 2023.
AZEVEDO, D. P. de. A comunicação populista on-line: análise das estratégias de comunicação política dos principais candidatos à presidência do Brasil no Facebook durante as eleições de 2018. In: COMPOLÍTICA, 8., 2019, Brasília - DF. Anais [...]. Disponível em: http://compolitica.org/novo/anais/2019_gt2_Azevedo.pdf. Acesso em: 30 ago. 2022.
BATISTA, L. A.; JÚNIOR, F. F. A. Propaganda política eleitoral na internet. Revista JurisFIB, v. 9, n. 9, 2018.
BIMBER, B.; DAVIS, R. Campaigning online: The Internet in US elections. Oxford University Press, 2003.
BRAGA, S.; CARLOMAGNO, M.; RODRIGUES, M. As novas tecnologias estão aumentando a qualidade do trabalho dos representantes? Um estudo do uso da internet pelos deputados estaduais da 17ª legislatura e seus gabinetes. In: 37º Encontro Anual da ANPOCS, Caxambu, 2014. Anais [...]. Disponível em: https://www.academia.edu/55719930/Elei%C3%A7%C3%B5es_e_m%C3%AD_dias_sociais_Intera%C3%A7%C3%A3o_e_participa%C3%A7%C3%A3o_no_Facebook_durante_a_campanha_para_a_C%C3%A2mara_dos_Deputados_em_2014. Acesso em: 20 ago. 2023.
BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Resolução n. 23.551/2017, de 18 de dezembro de 2017. Dispõe sobre propaganda eleitoral, utilização e geração do horário gratuito e condutas ilícitas em campanha eleitoral nas eleições. Disponível em: https://www.tse.jus.br/legislacao/compilada/res/2017/resolucao-no-23-551-de-18-de-dezembro-de-2017 Acesso em: 28 ago. 2023.
_____. Lei nº 12.034/2009, de 29 de setembro de 2009. Promove reforma no ordenamento político eleitoral. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13488.htm. Acesso em: 28 ago. 2023.
CERVI, E. U; Costa, L. D.; | Codato, A. N.; Perissinotto, R. M.; Dinheiro, profissão e partido: a vitória na eleição para deputado federal no Brasil em 2010. Sociedade e Estado, v. 30, p. 189-205, 2015.
CUNHA, V. C. O discurso neopentecostal na formação da identidade política: um estudo etnográfico das redes sociais online e seus desdobramentos nas eleições municipais de 2016. In: COMPOLÍTICA, 7., Porto Alegre – RS, 2017. Anais [...]. Disponível em: http://compolitica.org/novo/anais/2017_Cardozo-Cunha.pdf. Acesso em: 5 set. 2023.
DA CONCEIÇÃO, R. P. G. O uso do Facebook nas eleições presidenciais brasileiras de 2014: a influência das pesquisas eleitorais nas estratégias das campanhas digitais. Fronteiras - Estudos Midiáticos, v. 18, n. 2, p. 145-157, 2016.
DUARTE, J. Comunicação pública. São Paulo: Atlas, p. 47-58, 2007.
GRAHAM, T.; BROERSMA, M.; HAZELHOFF, K.; HAAR, G. V. Between broadcasting political messages and interacting with voters: the use of Twitter during the 2010 UK general election campaign. Information, Communication & Society, v. 16, 2013.
HEITLINGER, A. The paradoxical impact of health care restructuring in Canada on nursing as a profession. International Journal of Health Services, v. 33, n. 1, p. 37-54, 2003.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
JOATHAN, Í.; ALVES, M. Campanha negativa não oficial no Twitter: uma análise das redes de ataque aos candidatos na disputa pela Prefeitura do Rio em 2016. In: Encontro Anual da Anpocs, 41., Caxambu - MG, 2017. Anais [...]. Disponível em: https://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/9278 Acesso em: 1 set. 2023.
KEMP, S. Relatório Digital Brasil 2021. We Are Social e Hootsuite Brazil, 2021. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2021-brazil. Acesso em: 2 set. 2023.
MAGNONI, A. F.; CAMARGO, A. C.; MIRANDA, G. V. A internet como indutora da participação política: mídia, tecnologia e engajamento nos ambientes digitais. Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília, v. 10, n. 2, p. 182-201, 2017.
MARQUES, F. P. J. A.; SAMPAIO, R. C.; AGGIO, C. (Orgs.). Do clique à urna: Internet, redes sociais e eleições no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2013.
MARQUES, F. P. J. A.; SAMPAIO, R. C. Internet e eleições 2010 no Brasil: rupturas e continuidades nos padrões mediáticos das campanhas políticas online. Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, n. 22, 2011.
MASSUCHIN, M. G.; TAVARES, C. Q. Campanha eleitoral nas redes sociais: estratégias empregadas pelos candidatos à Presidência em 2014 no Facebook. Compolítica, v. 5, n. 2, p. 75-112, 2015.
MITOZO, I. B. Eleições, Pandemia e WhatsApp: campanhas e comportamento eleitoral no pleito municipal de 2020 em Imperatriz, no Maranhão. In: Encontro Anual da Anpocs, 45., Curitiba - PR, 2021. Anais [...]. Disponível em: https://www.anpocs2021.sinteseeventos.com.br/arquivo/downloadpublic?q=YToyOntzOjY6InBhcmFtcyI7czozNToiYToxOntzOjEwOiJJRF9BUlFVSVZPIjtzOjQ6IjY0MzIiO30iO3M6MToiaCI7czozMjoiM2ZhMTI3YjZlMGJhZGQ0MDM4OGE3ZjRhZDg2MmQxMGYiO30%3D. Acesso em: 1 set. 2023.
MURTA, F. Big data, eleições e Facebook: Indícios digitais de previsão eleitoral aplicados ao pleito presidencial de 2018 no Brasil. Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política – Compolítica. Anais...Disponível em: https://compolitica.org/novo/anais/2019_gt2_Murta.pdf . Acesso em 20 de dezembro de 2023.
PENTEADO, C. L. de C. Facebook e campanha eleitoral digital. Em Debate, v. 4, n. 4, p. 41-53, 2012.
RECUERO, R. Redes sociais na internet / Raquel Recuero. – Porto Alegre: Sulina, (Coleção Cibercultura), 2009.
ROSSINI, P. G. C. ; BAPTISTA, E. A. ; OLIVEIRA, V. V. ; SAMPAIO, R. C. O uso do Facebook nas eleições presidenciais brasileiras de 2014: A influência das pesquisas eleitorais nas estratégias das campanhas digitais. Revista Fronteiras (Online), v. 18, p. 145-157, 2016.
STROMER-GALLEY, J. Presidential Campaigning in the Internet Age. New York: Oxford University Press. 2014
Souza, Caio Henrique Albuquerque de. Um cara dando role por aí: um estudo da audiência de lives IRL / Caio Henrique Albuquerque de Souza. - Rio de Janeiro, 2021.
VACCARI, C. A política na era digital: Estratégias de comunicação e marketing político na internet. 2008. (Tese de Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.