O PAPEL DA ARTE PÚBLICA NA ALFABETIZAÇÃO ESTÉTICA DOS MAIS POBRES
DOI:
https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n8.2023.2Palabras clave:
Arte Pública, Educação, Alfabetização estética, EnsinoResumen
Este trabalho busca melhor compreender os porquês de pouco se ver obras de arte pública em nossas cidades interioranas. Ainda, tentamos mostrar a função educativa das obras de arte pública e sua importância na alfabetização estética da população pobre brasileira. A via de análise deste artigo são os estudos atuais do sociólogo Jessé Souza, um teórico do sistema de relações sociais e de classes no Brasil. Os exemplos dados são o projeto Elephant Parade, Escultura para o Rio, do artista Waltércio Caldas, e o projeto Cow Parade. Os resultados deste artigo mostram que a ausência de obras de arte pública nas cidades mais pobres compartilha de um “projeto” de violência simbólica contra os mais pobres e que preconiza a separação social através dos preconceitos ligados também ao acesso às artes e ao seu entendimento e usos.
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