O PAPEL DA ARTE PÚBLICA NA ALFABETIZAÇÃO ESTÉTICA DOS MAIS POBRES

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DOI :

https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n8.2023.2

Mots-clés :

Arte Pública, Educação, Alfabetização estética, Ensino

Résumé

Este trabalho busca melhor compreender os porquês de pouco se ver obras de arte pública em nossas cidades interioranas. Ainda, tentamos mostrar a função educativa das obras de arte pública e sua importância na alfabetização estética da população pobre brasileira. A via de análise deste artigo são os estudos atuais do sociólogo Jessé Souza, um teórico do sistema de relações sociais e de classes no Brasil. Os exemplos dados são o projeto Elephant Parade, Escultura para o Rio, do artista Waltércio Caldas, e o projeto Cow Parade. Os resultados deste artigo mostram que a ausência de obras de arte pública nas cidades mais pobres compartilha de um “projeto” de violência simbólica contra os mais pobres e que preconiza a separação social através dos preconceitos ligados também ao acesso às artes e ao seu entendimento e usos.

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Biographie de l'auteur-e

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Pós-Doutor pela Universidade de Brasília – UnB/POSLIT. Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Letras/Português e em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire/UFNT) e da Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (PPGLLit/UFNT). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins – GESTO e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, ambos da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) – CAPES/CNPq. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9082-5203. E-mail: walace@uft.edu.br

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Publié-e

2023-08-21

Comment citer

RODRIGUES, Walace.
O PAPEL DA ARTE PÚBLICA NA ALFABETIZAÇÃO ESTÉTICA DOS MAIS POBRES
. Revista Humanidades & Educação, v. 5, n. 8, p. 13–26, 21 août 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/20483. Acesso em: 16 nov. 2024.

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