ANÁLISE LEXICOGRÁFICA E DESCRITIVA DOS FALSOS AMIGOS MARCADOS NO DICIONÁRIO
Palabras clave:
Falsos amigos. Ensino de espanhol. Dicionário.Resumen
Com base numa abordagem de natureza qualitativa e descritiva, esta pesquisa realizou a análise de verbetes de falsos amigos no dicionário Señas, com o intuito de compreender como ele atua na interpretação da realidade da língua espanhola, tão similar à língua portuguesa e, portanto, desafiadora por esse motivo, uma vez que conta com os “falsos amigos”, que são palavras escritas de modo semelhante, mas com significados distintos. Para fundamentar o estudo, utilizamos os trabalhos de Biderman (1984), Krieger (2005) e Moreira (2018; 2022), dentre outros. O resultado mostra que os termos referentes aos falsos amigos precisam de uma atenção maior no tocante à definição e ao exemplo de uso. Portanto, concluímos que o uso do dicionário se faz necessário no processo do ensino-aprendizagem da língua espanhola.
Descargas
Citas
ALONSO, Maria Cibele Gonzalez Pillizzari. Corpus Linguístico e a Aquisição de Falsos Cognatos em Espanhol como Língua Estrangeira. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
ALVAR EZQUERRA, Manuel. Lexicografía descriptiva, Barcelona, Biblograf. 1993.
APOLINÁRIO, Fabio. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. 2
ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
BIDERMAN, Maria Tereza Camargo. A ciência da Lexicografia. Alfa, São Paulo, 28(supl.): l-26, 1984.
CAO MÍGUEZ, A. B. E VÁZQUEZ DIÉGUEZ, I. Ultrapassando obstáculos assustadores. El recurso a la traducción en las clases de portugués como lengua extranjera para hispanohablantes (o viceversa). Quaderns de Filologia: Estudis Lingüistics, 25, 121134, 2020.
CAMPOS SOUTO; Mar; PÉREZ PASCUAL, José Ignacio. El diccionario y otros productos lexicográficos. In MEDINA GUERRA, Antonia M. (coord.) Lexicografía española. Ariel Lingüística, Barcelona, 2003.
CEOLIN, Roberto. 2003. Falsos amigos estruturais entre o português e o castelhano. In: Revista Philologica Românica. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?codigo=9143 Acessado em: 28 set. 2024. pp. 3948.
COROA, Maria Luiza. Para que Serve um Dicionário? In: CARVALHO, Orlene; BAGNO, Marcos. (Orgs.). Dicionários Escolares: políticas, formas e usos. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 61-63.
DE GRANDI, Lígia. Uso do dicionário no ensino de língua espanhola: proposta de guia teóricometodológico para professores. Dissertação de Mestrado. AraraquaraSP, 2014.
DUBOIS, Jean et al. Dictionnaire du Français Langue Étrangère. Niveau 1. Canadá: Larousse. DFLE1 (1978).
HAUSMANN, F. J.; WIEGAND, H. E. Component parts and structures of general monolingual dictionaries: a survey. In: HAUSMANN, F. J. et al. (Hrsgn.). Wörterbücher, dictionaries, dictionnaire: ein internationales handbuch zur lexikographie. Berlin: Walter de Gruyter, 1989.
HARTMANN, R. K. K; James, G. Dictionary of Lexicography, Routledge, London, 1998.
HEID, U. The impact of computational lexicography. In: Gouws, R.; Hausmann, F. (Hrsg.). Dictionaries: an international encyclopedia of Lexicography. Supplementary Vol. 4. Berlin: De Gruyter, 2013.
HERNÁNDEZ HERNÁNDEZ, Humberto. Diccionarios enciclopédicos. In: Aspectos lexicográficos, p. 6170, 1994.
HERNÁNDEZ HERNÁNDEZ, Humberto. La lexicografía escolar del español: desde sus orígenes hasta su consolidación. RILI I/1, p. 725, 2003.
HERNÁNDEZ, Jorge Adrián. El ejemplo en terminología. Caracterización y extracción automática. Tese de Doutorado. Universitat Pompeu Fabra, 2015.
KRIEGER, Maria da Graça. Do reconhecimento de terminologias: entre o linguístico e o textual. As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia, v. 2, 2004.
KRIEGER, Maria da Graça. Dicionários para o ensino de língua materna: princípios e critérios de escolha. In: Revista Língua e Literatura. 2004/2005
LANDAU, Sidney. Dictionaries. The art and craft of lexicography. Cambridge: CUP, 2001.
MARTíN. García, J. El diccionario en la enseñanza del español. Madrid: ArcoLibros. 1999.
MILLÁS, Maria Leticia Nastari. Lidando com os falsos amigos: um estudo com base em análise de livros didáticos e em corpus linguístico. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, Florianópolis, 2012
MOREIRA, Glauber Lima. Diccionario y enseñanza de ELE: propuesta de un modelo de artículo lexicográfico para estudiantes brasileños. Tese de doutorado. Doctorado en Traducción y Ciencias del Lenguaje, Universitat Pompeu Fabra, 2018.
MOREIRA, Glauber Lima. El léxico del turismo en los diccionarios de español. Revista Terminàlia, n. 23. Disponível em https://revistes.iec.cat/index.php/Terminalia/article/view/148255/pdf_81. Acessado em: 17 de ago. 2024.
MOREIRA, Glauber Lima. Los estudiantes de ELE de la carrera de Turismo frente al uso del diccionario, in: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 22, n. 3, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/7hTt7nLNBvdwHnS46dtTg9D/?lang=es
MONTEIRO, Jamyle dos Santos. O atlas linguístico como uma obra lexicográfica. In: MOREIRA, Glauber Lima; ARAÚJO, Edna Maria Vasconcelos Martins. Estudos do léxico e suas interfaces: diálogos com a obra de Antonio Luciano Pontes. Fortaleza: Editora da UECE, 2024.
PACHECO, Mariana. O que é léxico? Escola Kids. Portal UOL. Consultado em 6 de março de 2017.
PONTES, Antônio Luciano. Exemplos de uso em dicionários escolares brasileiros para a leitura e a produção textual. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p.93-101.
PONTES, Antônio Luciano. Dicionário para uso escolar: o que é, como se lê. Fortaleza: Ed. UECE, 2009.
PORTO DAPENA, J. A. La Definición lexicográfica. Arco/Libros, S. L. Madrid, 2014.
RANGEL, Egon de Oliveira; BAGNO, Marcos. Dicionários em Sala de Aula. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Básica, 2006.
RODRÍGUEZ BARCIA, Susana. Introducción a la lexicografía. Editora Sínteses, Madri, 2016.
SEÑAS. Diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños. Editora Wmf - Martins Fontes Ltda. São Paulo, 4ª ed., 2017.
STEIN, Carla Machado de Sá. A linguística de corpus e os heterosemânticos no par de línguas espanhol/português. Florianópolis, SC, 2015. 239 p.
VÁSQUEZ, Ignacio. O papel do dicionário no ensino e aprendizagem das línguas. Escola Superior de Educação de Coimbra, [S. l.], p. 107-110, 2008.
WELKER, Hertert Andréas. Dicionários – uma pequena introdução à lexicologia. Brasília: Thesaurus, 2004.