ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM UMA ESCOLA INDÍGENA: o aspecto transversal da Educação Especial
Parole chiave:
Atendimento educacional especializado. Escola indígena. Inclusão escolar.Abstract
A ideia deste artigo consiste na reflexão sobre a inclusão escolar dos alunos que são público-alvo da educação especial em uma escola indígena em Aratuba-Ceará-Brasil. Os objetivos propostos se voltam para discutir as concepções de uma dada Escola Indígena acerca do ser humano, assim como as concepções de escola indígena, inclusão escolar e Atendimento Educacional Especializado-AEE. Quanto ao caminho metodológico, destacamos a pesquisa de natureza qualitativa, cujo delineamento, estudo de caso, possibilitou a análise das singularidades existentes no universo pesquisado. Entre os principais achados da pesquisa, percebemos o impacto da sala de recursos multifuncionais como instrumento propiciador de maior abertura para a participação das pessoas com deficiência na vida comunitária e escolar. A escola, por sua vez, vem contribuindo ativamente para o processo de ressignificação das relações com as diferenças e para o avanço das práticas sociais e educacionais inclusivas.
Palavras-chave: Atendimento educacional especializado. Escola indígena. Inclusão escolar.
SPECIALIZED EDUCATIONAL ASSISTANCE IN AN INDIGENOUS SCHOOL: the cross aspect of Special Education
Abstract
This article reflects on the school inclusion of students who are the target public of special education in an indigenous school in Aratuba-Ceará-Brazil. The proposed objectives aim to discuss the conceptions of this Indigenous School about the human being, as well as the notions of indigenous school, school inclusion, and Specialized Educational Assistance. In the methodological path, we high light this as qualitative research, which, as a case study, made it possible to analyze the singularities of the researched universe. Among the main findings of this investigation, we perceived the impact of the multifunctional resource room as an instrument that provides greater openness for the participation of people with disabilities in community and school activity. The school, in its turn, actively contributes to the process of resignification of relationships with the differences and the advancement of inclusive social and educational practices.
Keywords: Specialized educational service. Indigenous school. School Inclusion.
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