DUAS FRONTEIRAS PARA CHEGAR À CRIANÇA: reflexões impertinentes e necessárias
Parole chiave:
Infância. Deficiência. Exclusão.Abstract
Este artigo tem como objetivo promover uma discussão sobre os temas infância e deficiência enquanto categorias sociais, que afetam a criança de modo a produzir fronteiras entre elas e o mundo. Tais categorias são produzidas histórica e culturalmente e, como uma amálgama, envolvem a criança afetando sua relação com o mundo, marcadamente centrado no adulto. O estudo tem uma abordagem qualitativa e é de natureza bibliográfica. Como aporte teórico ancorou-se na perspectiva sócio-histórica. Com relação ao estudo da infância, foram utilizados os trabalhos de autores como Sarmento e Gouvea (2008), Arroyo (2008) e Kohan (2007) e, sobre a deficiência, Oliveira (2007) e Skliar (1999). Os resultados apontam que a questão da deficiência associada à infância produz no sujeito o que poderíamos chamar de “dupla camada de exclusão”. A infância é, desse modo, silenciada ou utilizada apenas como um artifício para uma tradução do adulto em relação às experiências concretas da criança. Portanto, a infância atravessada pela deficiência seria uma segunda fronteira até chegar à criança.
Palavras-chave: Infância. Deficiência. Exclusão.
TWO BARRIERS TO GET TO CHILD: impertinent and necessary reflections
Abstract
This article aims to discuss the themes of childhood and disability as social categories, which affect children in order to produce borders between them and the world. Such categories are produced historically and culturally and as an amalgam involve children in order to affect their relationship with the markedly adult-centered world. The study has a qualitative approach and it is bibliographical. As a theoretical contribution, it was anchored in the socio-historical perspective. Regarding the study of childhood, we used the work of authors like Sarmento and Gouvea (2008), Arroyo (2008) and Kohan (2007), as well as Oliveira (2007) and Skliar (1999) studies on the deficiency. The results point out that childhood deficiency issue produces in the subject what we can call the “double layer of exclusion”. Childhood is thus silenced or used only as an artifact for an adult's translation in relation to the concrete experiences of children. Therefore, the childhood crossed by the deficiency may be a second border until reaching the child.
Keywords: Childhood. Disability. Child.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARROYO, M. G. A infância interroga a pedagogia. In: SARMENTO, M.; GOUVEA, M. C. S. (org.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 119-140.
ARROYO, M. G.; SILVA, M. R. (org.). Corpo infância: exercícios tensos de ser criança; por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis: Vozes, 2012.
CHAUÍ, M. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 2008.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.
DESCARTES, R. Discurso do método. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópoles, Vozes, 2004.
KOHAN, W. O. Infância, estrangeiridade e ignorância: ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MAGALHÃES, R. C. B. P. (org.). Reflexões sobre a diferença: uma introdução à educação especial. 2. ed. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2003. Coleção Magister.
MORIYÓN, F. G. A infância, um território fronteiriço. In: KOHAN, W. O. (org.). Devir-criança da filosofia: infância da educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. p. 141-151.
OLIVEIRA, R. I. Inclusão na educação infantil: infância, formação de professores e mediação pedagógica na brincadeira da criança. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2007.
PLAISANCE, E. Denominações da infância: do anormal ao deficiente. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 91, p. 405-417, mai./ago. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a06v2691.pdf. Acesso em: 27 abr. 2020.
SARMENTO, M. J. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 91, p. 361-378, maio/ago., 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a03v2691.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020.
SARMENTO, M. J. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELOS, V. M. R.; SARMENTO, M. J. (org.). Infância (in)visível. Araraquara: J&M Martins, 2007. p. 25-46.
SARMENTO, M. J.; GOUVEA, M. C. S. (org.). Estudos da infância:educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.
SKLIAR, C. Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1999.
VICTOR, S. L. A criança com deficiência: um estudo sobre a infância, cultura, inclusão e subjetividade. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 16., 2012, Campinas. Anais […]. Campinas: Unicamp, 2012.