RELATO DE EXPERIÊNCIA

uso de aplicativos digitais nas aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2595-9549v6n11.2023.12

Mots-clés :

Relato de experiência, Ensino remoto, Aplicativos digitais, Poemas visuais

Résumé

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre oficinas de leitura e produção textual do gênero poema visual, na modalidade de ensino remoto. A pesquisa objetiva analisar a importância de aplicativos digitais, tais como, WhatsApp, Quiz e Padlet, nas aulas de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental. Como desdobramento do objetivo geral, temos os seguintes objetivos específicos: a) relatar atividades de leitura e produção textual do gênero poema visual  realizadas a partir de aplicativos digitais, na Educação Básica, em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental; b) discutir a importância dos multiletramentos, dentre eles, o letramento digital nas práticas de leitura e de escrita; c) relacionar o letramento literário com o letramento digital, como forma de aproximar a escola das práticas linguageiras da contemporaneidade digital. Diante disso, temos como questão problema: como os recursos digitais podem contribuir com estratégias de leitura e produção textual na educação básica? A metodologia consta de um relato de experiência sobre a realização de oficinas de leitura e produção textual do gênero poema visual, usando aplicativos digitais. As atividades foram desenvolvidas com alunos do ensino fundamental, na cidade de São Bernardo-MA. Dentre as técnicas de pesquisa utilizadas, destacamos a observação no contexto escolar, e a análise de textos de alunos, produzidos nas oficinas, por meio de aplicativos digitais, tais como: Padlet, Quiz, WhatsApp. As discussões propostas nos ajudam a entender como os aplicativos digitais contribuem para o desenvolvimento de multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Pamela Rayssa Silva Pinho Viana, Universidade Federal do Maranhão

Graduada no curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Eliane Pereira Santos, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (2005), mestrado em Letras/ Linguística pela Universidade Federal do Piauí (2013) e doutorado em Letras/ Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2018).  Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA-Campus São Bernardo). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Ensino; Gêneros discursivos impressos e digitais; Textos multimodais, Análise do Discurso com foco na teoria dialógica.

Maria Francisca da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado e mestrado em Letras Neolatinas Espanhol (UFRJ); Graduada em Letras Língua Espanhola (UFRR);  Professora Adjunta do Curso de Linguagens e Códigos Língua Portuguesa Centro de Ciências de São Bernardo – MA.

Références

BAKHTIN, M. M. Estética da Criação Verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1979].

BERGMANN, Jonthan; SAMS, Aaron Aprendizagem invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação – MEC (2017). Base Nacional Comum Curricular.

COSCARELLI, C. V., RIBEIRO, Ana Elisa (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.

DEBALD, Blasius. Metodologias ativas no ensino superior: o protagonismo do aluno/ Organizador – Porto Alegre: Penso, 2020.

MARCUSCHI, Luiz A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, Luiz A.; XAVIER, Antônio C. (org.). Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. p. 13 – 67.

ROJO, Roxane. Escola conectada: os multiletramentos e as TIC´s. São Paulo: Parábola, 2013.

SANTOS, E. P. Gêneros discursivos: uma abordagem dialógica da linguagem. Revista FSA. Teresina - n° 9, p. 243-259, 2012.

SANTOS, E.P. Estilo e marcas linguísticas: duas faces de um mesmo enunciado. Matraga. Rio de Janeiro, v.26, n.47, p.360-376, mai. /ag. 2019

SOARES, Magda Becker. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004.

SOARES, Magda. O que é letramento e alfabetização. SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica. Visualizar documento. [GS Search], 1998.

Téléchargements

Publié-e

2024-01-28

Comment citer

VIANA, Pamela Rayssa Silva Pinho; SANTOS, Eliane Pereira; SILVA, Maria Francisca da.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: uso de aplicativos digitais nas aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 6, n. 11, p. 115–128, 28 janv. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/21943. Acesso em: 26 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Relatos de Experiências