DESIGUALDADE SOCIAL E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-9549v6n10.2023.3Parole chiave:
Desigualdade social, Educação Básica, Ensino Remoto, PandemiaAbstract
O presente trabalho tem como objetivo mostrar as dinâmicas de reprodução da desigualdade social no interior do sistema educacional, evidenciando as relações de poder imbricadas nesse cenário, principalmente em momentos de dificuldades do período da pandemia o que levou o aumento das desigualdades sociais e conservação da classe dominante. A partir de uma pesquisa realizada em duas escolas públicas municipais de São Bernardo-MA, localizadas uma, na zona rural e outra na área urbana, que teve início em junho de 2021 até março de 2022. Diante disso, busca-se entender quais ações são desenvolvidas pela escola e que repercutem no combate a reprodução da desigualdade social, apontando as dificuldades enfrentadas pelos estudantes de classe baixa durante a pandemia tanto da zona rural quanto da zona urbana. A finalidade é descrever e entender os impactos da pandemia no acesso à educação por estudantes moradores da zona rural e alunos residentes da zona urbana. Desse modo, nos debruçaremos e buscaremos compreender como está esse processo, mostrando como os professores estão lidando com esse cenário de desigualdade social que se evidenciou ainda mais nesse período da pandemia e como os alunos reagiram a essa nova modalidade de ensino. Neste período da pesquisa pode se constatar as dificuldades dos professores em manusear os aparelhos tecnológicos e no processo de avaliação dos alunos. Já alunos as dificuldades de acesso à internet de boa qualidade e o acesso a aparelhos tecnológicos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas / Pierre Bourdieu; tradução Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorim; revisão técnica Paula Montero. - São Paulo: Brasiliense, 2004.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação, 16. Petrópolis: Ed. Vozes ltda, ano 2015.
BOURDIEU, Pierre. Meditações Pascalinas, 2001.Idem
COLASANTE, Tatiana; PEREIRA, Amanda Gomes. Gestão da vida e da morte no contexto da COVID 19 no Brasil. Revista M. – issn 2525-3050 Rio de janeiro, v. 6, n. 11, p. 198-213, jan./jun.2021.COLASANTE, Tatiana; PEREIRA, Amanda Gomes. Gestão da vida e da morte no contexto da COVID 19 no Brasil. Revista M. – issn 2525-3050 Rio de janeiro, v. 6, n. 11, p. 198-213, jan. /Jun.2021.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. 34. ed. Brasília, DF: Edições Câmara, 2011.
Métodos de pesquisa / [organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
CHAGAS, Elisa. Data senado: Quase 20 Milhões De Alunos Deixaram De Ter Aulas Durante Pandemia. 2020. https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/08/12/datasenado-quase-20-milhoes-de-alunos-deixaram-de-ter-aulas-durante-pandemia. Acesso em:10/10/ 21
DESCHAMPS, Eduardo; CASTRO H. Maria, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2020 http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 05/05/2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo, Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 6. ed. - São Paulo: Atlas,
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/sao-bernardo/panorama. Acessado em 06/12/2021
https://www.corona.ma.gov.br/atos-normativos. Acessado em 01/12/2021
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Editora Vozes, 1997.
LUCKESI, Cipriano Carlos Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições - 12. ed. - São Paulo: Cortez, 2012.
https://qedu.org.br/cidade/5295-sao-bernardo/ideb/ideb-por-scolas?dependence=3&grade=1&edition=2019 acessado em 20/ 12 /2021.
WEINTRAUB, Abraham. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, PORTARIA Nº 544, DE 16 DE –junho de 2020. 2020. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junhode-2020-261924872. Acesso em: 05/05/2021.
https://sbim.org.br/covid-19/73-perguntas-e-respostas-sobre-as-vacinas/o-virus-sars-cov-2-e-a-covid-19 acesso em 20/05/2021
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Francisca Maria Ramos Silva, Amanda Gomes Pereira
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A Infinitum: Revista Multidisciplinar está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.