CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DO PAPEL DO MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n15.2023.28Parole chiave:
História, Movimento Negro, Educação Escolar Quilombola, BrasilAbstract
O trabalho é um ensaio que sintetiza os resultados de uma pesquisa bibliográfica descritiva cujo objetivo
é compreender o papel do Movimento Negro brasileiro nos processos de concepção, reivindicação e implementação da Educação Escolar Quilombola (EEQ) no Brasil. Para tanto, realizou-se um levantamento no repositório de teses e dissertações da CAPES. O material da pesquisa é bibliográfico.
As fontes foram o acervo do referido repositório, além de outras obras que possibilitaram a elucidação
de detalhes do fenômeno discutido, de sorte que o material selecionado consistiu em artigos, monografias e livros que foram examinados conforme as orientações de Neuza Dias Macedo a respeito da pesquisa bibliográfica temática. Conclui-se que, nos processos de concepção, reivindicação e
implementação da EEQ o Movimento Negro (em sua forma urbana e quilombola) é, ao mesmo tempo,
autor, sujeito de reivindicação, coagente de implementação e o avaliador das políticas públicas da EEQ.
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