O uso das biografias de intelectuais negras e negros no ensino de História de acordo com a lei nº 10.639/2003
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v7n16.2024.3Parole chiave:
Biografias, Ensino de história, Lei 10.639/2003, Intelectuais, NegritudeAbstract
As análises que constituem este artigo possuem como objetivo discutir acerca da possibilidade da introdução da biografia como metodologia a ser utilizada pelos professores no ensino de história. Especificamente, o artigo propõe discutir a respeito do uso das biografias de intelectuais negras e negros como ferramenta para o ensino e aprendizagem da História da África e da Cultura Afro-brasileira, tendo como parâmetro a legislação educacional nº 10.639, promulgada em 9 de janeiro de 2003, que prevê a inclusão no currículo oficial da rede de ensino, a obrigatoriedade do ensino da temática “História e Cultura Afro-brasileira”. A biografia reconhecida como práxis historiográfica viria a ocorrer durante o movimento de renovação teórica e metodológica da ciência histórica no século XX, no qual o gênero tornou-se reabilitado como forma legítima de interpretação do passado, além de converter-se em ferramenta poderosa no ensino e aprendizagem escolar, cujas razões foram devidamente justificadas neste artigo, onde nós sugerimos as possibilidades de uso das biografias de três intelectuais negras e negros no ensino de história, de acordo com as exigências curriculares da lei nº 10.639/2003, que prevê a obrigatoriedade do ensino de História da Cultura Afro-brasileira na rede oficial de ensino do Brasil.
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