Aquilombamento na educação física escolar: limites e possibilidades por meio de gingas e mandingas na Capoeira
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v7n16.2024.8Parole chiave:
Capoeira, Aquilombamento, Educação Física Escolar, Decolonialidade, InterculturalidadeAbstract
Esta pesquisa narrativa tem o objetivo de analisar a experiência com a prática cultural da Capoeira nas aulas de Educação Física realizadas com uma turma de sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Porto Alegre/RS. O estudo faz parte de uma pesquisa-ação participante que intencionou aulas de Educação Física inspiradas nos pressupostos da decolonialidade e da interculturalidade. Suleados(as) pelas noções de quilombo e aquilombamento, de acordo com Beatriz Nascimento (2006a; 2006b; 2018), a professora e os estudantes da escola atravessaram o conteúdo da Capoeira cunhando (ou inventando) outras formas de experienciar e conceber a própria Educação Física escolar. Nas aulas buscou-se atenuar o afastamento entre as concepções de corpo e mente, dialogar com saberes, conhecimentos, culturas, saberes-fazeres menos eurocentrados, aproximando-se das culturas e dos modos de vida africanos e afro-brasileiros.
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