Aquilombamento na educação física escolar: limites e possibilidades por meio de gingas e mandingas na Capoeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v7n16.2024.8

Palavras-chave:

Capoeira, Aquilombamento, Educação Física Escolar, Decolonialidade, Interculturalidade

Resumo

Esta pesquisa narrativa tem o objetivo de analisar a experiência com a prática cultural da Capoeira nas aulas de Educação Física realizadas com uma turma de sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Porto Alegre/RS. O estudo faz parte de uma pesquisa-ação participante que intencionou aulas de Educação Física inspiradas nos pressupostos da decolonialidade e da interculturalidade. Suleados(as) pelas noções de quilombo e aquilombamento, de acordo com Beatriz Nascimento (2006a; 2006b; 2018), a professora e os estudantes da escola atravessaram o conteúdo da Capoeira cunhando (ou inventando) outras formas de experienciar e conceber a própria Educação Física escolar. Nas aulas buscou-se atenuar o afastamento entre as concepções de corpo e mente, dialogar com saberes, conhecimentos, culturas, saberes-fazeres menos eurocentrados, aproximando-se das culturas e dos modos de vida africanos e afro-brasileiros.

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Biografia do Autor

Karoline Hachler Ricardo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano na Universidade Federal do Rio Grande Sul.

Luana Paré Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / Mestranda

Doutora em Ciênciais do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2025-05-03

Como Citar

Ricardo, K. H. ., Costa, L. P. ., Wittizorecki, E. S., & Mazo, J. Z. . (2025). Aquilombamento na educação física escolar: limites e possibilidades por meio de gingas e mandingas na Capoeira: . Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 7(16), 126–150. https://doi.org/10.18764/2595-1033v7n16.2024.8