O que dizem as produções científicas sobre sociabilidades e jovens negras (2016-2023)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n18e25590Parole chiave:
sociabilidades juvenis, jovens negras, sociabilidades de jovens negrasAbstract
O presente artigo traz o mapeamento das produções acadêmicas sobre sociabilidades e jovens negras no Brasil em nível de pós-graduação stricto sensu, realizadas no período de 2016 a 2023. O objetivo é identificar a distribuição temporal e regional, bem como os perfis de autoria, e acessar os temas recorrentes e emergentes encontrados. A partir do levantamento de dissertações de mestrado e teses de doutorado publicizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), alcançamos o corpus de 73 produções, sendo 44 dissertações e 29 teses. Os dados foram interpretados por meio das noções conceituais de tática e estratégia, de Michel de Certeau (2014), e socialização, de Peter Berger e Thomas Luckmann (2014), sendo tratados com base na análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016) e lidos pela perspectiva sobre sociabilidades presente na literatura especializada de Coelho e Silva (2017, 2018, 2019). Como principais resultados, pudemos constatar que: houve uma predominância de autoria feminina; o eixo Sudeste-Sul apresentou o maior número de produções; o cenário político e pandêmico exerceu influência no quantitativo de dissertações e teses defendidas; e, por fim, houve centralidade temática recorrente das relações de sociabilidades existentes em espaços escolares, na internet e redes sociais, e sociabilidades e identidade étnico-racial.
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