PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:
Contribuições para a formação docente dos estudantes da LIESAFRO/UFMA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n15.2023.27Palavras-chave:
Formação, Educação antirracista, Programas institucionais, EducaçãoResumo
O Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa da Residência Pedagógica (PRP) são programas institucionais oferecidos pelo Governo Federal com o intuito de aperfeiçoamento de discentes das licenciaturas em todo Brasil. Com proposta de vivenciar, em sala de aula, os desafios e dinâmicas presentes na rotina escolar, tais programas têm contribuído para uma formação inicial docente mais realista. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo compreender como os programas institucionais PIBID e o PRP contribuem para a formação inicial docente, discutindo
principalmente as contribuições dos citados projetos para a formação discentes do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e suas atuações na promoção de uma educação antirracista para a educação básica. Metodologicamente, este trabalho volta-se para uma pesquisa qualitativa com atuação analítica de um lócus específico, na LIESAFRO/UFMA, e tem como fontes: análise de relatórios de conclusão de programas enviados à CAPES, relatos de experiências escritos por discentes e docentes e um questionário fechado aplicado aos/às egressos/as. Nessa perspectiva, é importante compreendermos que a formação de profissionais da educação mais capacitados e que apliquem a Lei 10.639/03, nos currículos da educação básica no processo de ensino e aprendizagem, se torna essencial para a construção de uma educação escolar e social antirracista; e neste sentido, os referidos programas, em suas edições 2020 a 2022, cumpriram papel de excelência na formação inicial docente na LIESAFRO/UFMA por meio de seus participantes.
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