Sobre la revista

A Revista Brasileira de História das Religiões (RBHR) é uma publicação sediada no Programa de Pós-Graduação em História e Conexões Atlânticas (PPGHis) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e vinculada ao GT de História das Religiões e Religiosidades (GTHRR) da Associação Nacional de História (ANPUH).

A RBHR publica textos originais de temáticas vinculadas à história das religiões, prezando pelo diálogo com as diversas áreas do saber, como Sociologia, Antropologia, Teologia, Filosofia, Geografia e Literatura, entre outras.

ISSN 1983-2850

Periodicidade: Quadrimestral

Qualis/CAPES (2017-2020): A2

Avisos

Número actual

Vol. 17 Núm. 50 (2024): Chamada Temática Nº 50 - SABERES TRADICIONAIS, TERAPIAS E CURAS NO CAMPO RELIGIOSO
					Ver Vol. 17 Núm. 50 (2024): Chamada Temática Nº 50 - SABERES TRADICIONAIS, TERAPIAS E CURAS NO CAMPO RELIGIOSO

Prazo de envio de artigos até 10 de junho de 2024


Publicação em junho/2024

Este dossiê parte da premissa de que os saberes tradicionais, as terapias e as curas, sempre andaram lado a lado com postulados religiosos que emprestam credibilidade a essas práticas populares. Entre a saúde do corpo e o bem-estar do espírito existe uma intersecção que tem sido objeto de análise dos especialistas que se ocupam do tema. Esse campo vem reconfigurando os estudos relativos aos fenômenos religiosos, reforçado por um diálogo necessário com várias áreas do conhecimento. Nessa miríade de possibilidade de análise, estão estudos que tratam da farmacologia, crenças, alternativas terapêuticas, superstições, práticas ritualísticas, saberes populares entre outros.

O presente dossiê visa reunir estudos, entre eles multi, inter e transdisciplinares, nos quais busca-se analisar e compreender as manifestações, práticas, configurações e dinâmicas das ofertas de curas e terapias religiosas em várias partes do mundo.

PROPOSITORES:

Marcia Grisotti (Universidade Federal de Santa Catarina) é professora titular do Departamento de Sociologia e Ciência Política/UFSC. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado realizado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e Collège de France (2015). Exerceu a função de chefe de Departamento de Sociologia e Ciência Política (2009-2013), de coordenadora do programa de Pós-graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (2016-2018) e de coordenadora científica do Programa Erasmus Fellow Mundus financiado pela União Européia (2013-2017). Atualmente é sub-coordenadora do Doutorado Interdisciplinar da UFSC. Tem experiência de pesquisa na área de Sociologia da Saúde, com ênfase nos seguintes temas: sociologia e historia das epidemias e do conhecimento médico, representações sociais em saúde, sociologia das doenças infecciosas emergentes, políticas de saúde e de meio ambiente. É coordenadora do Núcleo de Pesquisa: Ecologia Humana e Sociologia da Saúde da UFSC

Roberto Radünz (Universidade de Caxias do Sul) possui graduação em História e Teologia. Doutor em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado no Institute of the American and Europe na Universidade de Varsóvia / Polônia. Professor e pesquisador da Universidade de Caxias do Sul - UCS. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História e colaborador no Programa de Pós-Graduação em Letras da UCS. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, luteranismo, religiosidade, educação patrimonial, escravidão e fontes e acervos.

Renata Siuda-Ambroziak (Universidade de Varsóvia) é pós-doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutora em Filosofia Social. Possui tambem: especializacao em Estudos Latino-Americanos pela Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Varsóvia. Atualmente professora-pesquisadora no Centro dos Estudos Americanos da Universidade de Varsóvia, coordenadora do Laboratório dos Estudos Brasileiros e pesquisadora no PPG em História Social da UERJ, trabalhando com os seguintes temas: transformações religiosas, religiosidades, mercado religioso - análise sociológica e cultural, curas religiosas, migrações e religião (descendentes dos poloneses no Brasil). Integrante do Laboratório da Etnicidade, Discriminação e Racismo da USP, membro dos grupos de pesquisa: Histórias Migrantes e Travessias. 

Publicado: 2024-09-27

Apresentação

Artigos - ChamadaTemática

Artigos

  • Espiritismo y abolición como identidad de disidencia en Brasil en la década de 1880

    Litza de Oliveira Amorim, Ana Luiza Jesus da Costa
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.18764/1983-2850v17n50.2024.22
  • De Bello et Ludis: juegos antiguos en las Etimologias de Isidoro de Sevilla

    Narayana Astra van Amstel, Carlos Alberto Bueno dos Reis Júnior, Kelwin Santos da Cruz, Wanderley Marchi Júnior
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.18764/1983-2850v17n50.2024.23
  • Catolicismo de masas y política en Brasil: 1930-1934

    Maurício de Aquino
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.18764/1983-2850v17n50.2024.24

Resenha

Ver todos los números

A RBHR está indexada em: Portal de Periódicos da CAPES; Latindex; DOAJ - Directory of Open Access Journals; ANPUH – Associação Nacional de História; EZB Eletronic Journals Library .