Vol. 18 Núm. 53 (2025): Chamada Temática: Visões, aparições e cultos marianos no período contemporâneo
VISÕES, APARIÇÕES E CULTOS MARIANOS NO PERÍODO CONTEMPORÂNEO
As investigações em torno das visões, aparições e devoções marianas têm sido realizadas por profissionais das diferentes áreas do conhecimento. Desde os relatos sobre Lourdes, na França a partir de 1858, os eventos passaram a atender uma lógica com mensagens apocalípticas, a relação do político com o religioso e o fortalecimento de projetos que tinham o objetivo de fortalecer as propostas da Igreja Católica e colaborar com a formação de uma neocristandade.
Paolo Apolito destacou que “[…] o que torna Nossa Senhora visível é o contexto. E é esta obra do homem que define a aparição, que se dirige a investigação [...]” (Apolito, 1990, p. 33). Com isso, este dossiê tem o objetivo de reunir contribuições a partir das diferentes propostas teóricas e metodológicas, com problematizações acadêmicas sobre as visões, aparições e suas formas de devoção na contemporaneidade. As discussões podem adotar recortes geográficos diversos, com a valorização dos debates transnacionais, com o objetivo de compreender as especificidades de cada narrativa sobre os acontecimentos eclesiásticos.
Dentre algumas temáticas de interesse, enfatizam-se as análises documentais sobre as visões e aparições, as discussões em torno da legislação canônica, as representações imagéticas, as questões de gênero, os usos políticos, a atuação dos intelectuais leigos e católicos, dentre outras temáticas. Os organizadores do dossiê também têm o objetivo de reunir trabalhos que estejam atentos às histórias conectadas, que buscam compreender as manifestações marianas em redes internacionais a partir da segunda metade do século XIX (Moura, 2023).





