A cor do fracasso escolar: o lugar do jovem autor de ato infracional para a escola brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e23583

Palavras-chave:

fracasso escolar, medida socioeducativa, exclusão social

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir o lugar de marginalização sistemática de adolescentes em conflito com a lei, com foco especial em jovens negros (pretos e pardos), no contexto escolar brasileiro. A análise crítica destaca como o processo formativo, ao longo de sua história social, corrobora para a segregação desses estudantes, perpetuando desigualdades sociais e econômicas em consonância com os interesses da sociedade moderna capitalista, tal qual, com a sociedade pautada na lógica do pan-óptico. Ao explorar a dinâmica educacional, ou pelo menos parte dela, o artigo destaca que as práticas pedagógicas, na maioria das vezes, falham em compreender as complexas realidades enfrentadas por esses adolescentes, resultando em estigmatização, discriminação e exclusão. Neste sentido, o fracasso escolar é convertido em uma produção individualista e reducionista, cujo mot se resume tão somente numa quase “classificação das espécies”.  A falta de sensibilidade cultural e a ausência de abordagens pedagógicas de fato inclusivas, exacerbam as disparidades existentes, prejudicando ainda mais a trajetória educacional e social desses jovens em conflito com a lei. Além disso, a análise propõe uma reflexão sobre como as estruturas educacionais podem, inadvertidamente, perpetuar as desigualdades sociais, contribuindo para a manutenção de um sistema que beneficia a sociedade capitalista em detrimento das populações marginalizadas. Este artigo busca não apenas evidenciar as lacunas existentes na esfera escolar, mas também oferecer uma visão crítica que proporcione reflexão e discussão sobre o lugar ocupado pela pedagogia nestes tempos e suas predileções.

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Biografia do Autor

Fábio Caires Correia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP- Rio Claro

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba. Professor Assistente no Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, Campus Rio Claro). Coordenador do Núcleo de Estudos Violência, Democracia e Direitos Humanos.

Kathy Briones Barbi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP- Rio Claro

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela UNESP (Rio Claro/SP). Psicóloga Educacional na Prefeitura de Araras.

Nathiara Cristina Capobianco, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP- Rio Claro

Mestranda em Educação pelo Instituto de Biociências na UNESP (Rio Claro/SP). Integrante do grupo de pesquisa GEPEPDH – Grupo de Pesquisa em Educação, Participação Democrática e Direitos Humanos.

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Publicado

2025-01-31

Como Citar

CORREIA, Fábio Caires; BARBI, Kathy Briones; CAPOBIANCO, Nathiara Cristina.
A cor do fracasso escolar: o lugar do jovem autor de ato infracional para a escola brasileira
. Revista Educação e Emancipação, v. 18, p. e–23583, 31 Jan 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23583. Acesso em: 5 fev 2025.

Edição

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Artigos