Capitalismo e Racionalidade Neoliberal: implicações na política educacional e no processo de formação humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.17

Palavras-chave:

neoliberalismo, racionalidade neoliberal, educação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a racionalidade neoliberal na atualidade histórica, expondo suas principais consequências sociais e políticas para o campo da educação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema neoliberalismo e educação nos campos da produção teórica contemporânea do marxismo e da educação. O ponto de partida foi a compreensão de que a racionalidade neoliberal tem se imposto à totalidade da sociedade capitalista como a nova forma de gestão da economia e da política, mas também das relações sociais, ocasionando uma mudança substancial da intencionalidade dos processos educativos. Constatou-se que o resultado desta racionalidade no campo educacional é o cultivo de uma subjetividade individualista que encarna o esforço, a dedicação e a competição generalizada, consigo e com o outro, como projeto de vida. Portanto, percebe-se como urgente o desafio de ressignificar o lugar da educação e da função social da escola, recriando uma educação para a cooperação e para a formação humana omnilateral.

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Biografia do Autor

Amanda Aparecida Marcatti, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora e Mestre em Conhecimento e Inclusão Social em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Marx, Trabalho e Educação da UFMG (GEPMTE).

Pedro Henrique Chaves Pessanha, Universidade Ciências da Vida

Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Professor do curso de Psicologia da Universidade Ciências da Vida.  

Henrique Dumonte Pena, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestre em Educação e Docência pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Técnico Administrativo em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Membro de Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE) da UFMG.

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Publicado

2024-08-15

Como Citar

MARCATTI, Amanda Aparecida; PESSANHA, Pedro Henrique Chaves; PENA, Henrique Dumonte.
Capitalismo e Racionalidade Neoliberal: implicações na política educacional e no processo de formação humana
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 2, p. 40–56, 15 Ago 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23223. Acesso em: 27 set 2024.

Edição

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Artigos