“Eu vou falar de nós ganhando...”: confabulando outros currículosvidas para juventudes LGBTTQIAPNb+ nômadesdissidentes em gênerosexualidades à flor da pele
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e23892Palavras-chave:
sexualidades, confabulações, juventudesResumo
Como impactamos e produzimos vidas com práticas pedagógicas-curriculares que incorporam gênerosexualidades na formação de uma escola em implementação no Novo Ensino Médio com juventudes nômadesdissidentes? Inspirado nas Filosofias da Diferença, o objetivo deste texto é questionar as estruturas dominantes e propor novas perspectivas no ambiente educacional, onde a diferença é celebrada e as vozes marginalizadas são valorizadas. A pesquisa visa mostrar como a escola pode ser agente de transformação social, confabulando vivências curriculares das práticaspensantes dos gênerosexualidades das juventudes nômadesdissidentes numa escola no sertão da Paraíba. As confabulações, criadas de modo escrito, retomam currículos que interconectam discussões de gênerosexualidades, explorando como espaços de resistência e reconfiguração das normas. As análises menores consideraram a fluidez das diferenças e a multiplicidade de vozes presentes, ressaltando a importância das confabulações como instrumentos de resistência e construção de novos entendimentos sobre gêneros e sexualidades no contexto escolar. Concluímos que a subversão desde a escola é necessária, e resistir à onda neoconservadora é essencial para construir uma escola que ensine, inspire e liberte, enquanto espaço de transformação social, onde cada voz é ouvida e cada diferença é respeitada.
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