CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS À REVISTA EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO – DOSSIÊ TEMÁTICO EDIÇÃO 2025
DOSSIÊ TEMÁTICO: Interculturalidade, diversidade e educação: história, saberes e práticas
A Revista Educação e Emancipação comunica que no período de 16 de abril de 2025 a 20 de maio de 2025 encontra-se aberta a submissão de trabalhos para publicação, em edição Dossiê Temático, intitulado: Interculturalidade, diversidade e educação: história, saberes e práticas.
EMENTA
O dossiê: Interculturalidade, diversidade e educação: história, saberes e práticas é culminância de um Projeto financiado pela CAPES, por meio do edital Procad Amazônia, que congrega três Programas de Pós-Graduação em Educação/Universidades, cujas coordenadoras são as organizadoras deste dossiê: Ivanilde Apoluceno de Oliveira (UEPA), Jocyléia Santana (UFT) e Luciane Terra dos Santos Garcia (UFRN).
O objetivo é divulgar os resultados de pesquisas e de missões de estudos do Procad-Amzônia e, de forma mais ampla, reunir estudos sobre o tema interculturalidade e educação, em uma abordagem crítica, realizados no Brasil e em outros países. Busca debater o tema com os enfoques históricos, epistemológicos e pedagógicos, envolvendo questões étnico-raciais, de gênero, sexualidade, idade, capacidade, classe, entre outros, estabelecendo interfaces com outros campos de conhecimento.
A educação intercultural na educação em uma abordagem crítica é a que contempla a diversidade e heterogeneidade de sujeitos, em contextos escolares e não escolares, e que oportunize o diálogo e a convivência entre os diferentes sujeitos e culturas, visando superar a realidade de exclusão social e educacional que grupos sociais sofrem por fatores de etnia, gênero, classe, idade, entre outras. A educação intercultural possibilita articular do ponto de vista epistemológico as dimensões subjetivas e os contextos culturais, bem como debate problemáticas referentes à igualdade, diferença e alteridade.
Consulte as Instruções aos Autores para adequar o seu trabalho, conforme as normas de publicação que se encontram disponíveis no Portal de Periódicos da Universidade Federal do Maranhão, acessando a revista e no site do Programa de Pós-graduação em Educação, www.educacao.ufma.br.
O envio dos trabalhos deverá ser por meio do referido Portal de Periódicos, acessando a Revista http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao. Para isso, faça o cadastro como Autor para realizar a submissão de seu trabalho.
Qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail: revistaeduc.emancipacao@ufma.br.
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