Representações sociais sobre o “ser aluno do Proeja”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e23380

Palavras-chave:

representações sociais, Proeja, Instituto Federal de Santa Catarina

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender as representações sociais de alunos do Câmpus Urupema do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) sobre o “ser aluno do Proeja”. A investigação caracteriza-se como de abordagem qualitativa, com ênfase exploratória e delineamento de pesquisa de campo; e valeu-se de alguns elementos de pesquisa quantitativa. Os dados foram coletados por meio da técnica de associação livre de palavras (TALP) com justificativa e por meio de um questionário. Os participantes foram 30 alunos do Proeja do Câmpus Urupema. Para analisar os dados, foram utilizados: (1) análise prototípica; e (2) análise de similitude. Concluiu-se que há indícios de que a centralidade das representações dos alunos é composta de elementos referentes à oportunidade de estudar para ter um futuro melhor.

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Biografia do Autor

Everton de Souza, Instituto Federal Catarinense

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Doutorando em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal Catarinense (IFC). Participa do grupo de pesquisa Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas (Unochapecó).

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Participa do grupo de pesquisa Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas (Unochapecó).

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Publicado

2025-02-28

Como Citar

DE SOUZA, Everton; VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello.
Representações sociais sobre o “ser aluno do Proeja”
. Revista Educação e Emancipação, v. 18, p. e–23380, 28 Fev 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23380. Acesso em: 10 mar 2025.

Edição

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Artigos