Representações sociais sobre o “ser aluno do Proeja”
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e23380Palavras-chave:
representações sociais, Proeja, Instituto Federal de Santa CatarinaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo compreender as representações sociais de alunos do Câmpus Urupema do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) sobre o “ser aluno do Proeja”. A investigação caracteriza-se como de abordagem qualitativa, com ênfase exploratória e delineamento de pesquisa de campo; e valeu-se de alguns elementos de pesquisa quantitativa. Os dados foram coletados por meio da técnica de associação livre de palavras (TALP) com justificativa e por meio de um questionário. Os participantes foram 30 alunos do Proeja do Câmpus Urupema. Para analisar os dados, foram utilizados: (1) análise prototípica; e (2) análise de similitude. Concluiu-se que há indícios de que a centralidade das representações dos alunos é composta de elementos referentes à oportunidade de estudar para ter um futuro melhor.
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