O discurso neoliberal no Ensino Médio: o Projeto de Vida e a construção do empreendedor de si

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.37

Palavras-chave:

neoliberalismo, reforma do Ensino Médio, Projeto de Vida

Resumo

Este artigo aborda o Projeto de Vida (PV), componente curricular que ganhou centralidade na Reforma do Ensino Médio. Com o objetivo de entender os efeitos do discurso neoliberal, do empreendedor de si, no componente curricular Projeto de Vida, neste artigo são analisadas as respectivas políticas de orientações curriculares – Lei nº 13.415/2017; BNCC (2018) e Diretrizes Operacionais da Paraíba (2024) – que apresentam os principais elementos para orientar as discussões em torno do PV nas escolas, além da entrevista realizada com jovens de João Pessoa – PB. Metodologicamente, operamos com a abordagem qualitativa e, para a análise dos achados, dialogamos a partir da Análise do Discurso com base em Foucault (1986). Evidenciamos que o componente curricular Projeto de Vida se caracteriza como um instrumento de poder do Estado que busca moldar e governar os/as estudantes, prescrevendo um perfil de sujeito para atender às demandas econômicas de uma política neoliberal que tem como alicerces a eficiência, o desempenho e a rentabilidade, além de promover a noção do indivíduo como empreendedor de si mesmo.

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Biografia do Autor

Adriege Matias Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC).

Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Adjunta na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC).

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

RODRIGUES, Adriege Matias; RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva.
O discurso neoliberal no Ensino Médio: o Projeto de Vida e a construção do empreendedor de si
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 3, p. 15–38, 23 Dez 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24105. Acesso em: 31 dez 2024.