v. 17, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2024

					Visualizar  v. 17, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2024
Publicado: 2024-12-23

Editorial

Artigos

  • O discurso neoliberal no Ensino Médio: o Projeto de Vida e a construção do empreendedor de si

    Adriege Matias Rodrigues, Ana Cláudia da Silva Rodrigues
    15-38
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.37
  • O projeto de vida no ensino médio: o que dizem os estudantes capixabas?

    Asenate Rodrigues e Silva, Eliza Bartolozzi
    39-59
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.38
  • “Não Existe Pecado do Lado Debaixo do Equador”: Neoliberalismo e Formação no Ensino Médio

    Dulce Mari da Silva Voss, Eliada Mayara Alves Krakhecke, Cristiano Rodrigues da Silva
    60-76
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.39
  • Homogeneização curricular e singularização das juventudes: a armadilha da Reforma do Ensino Médio

    Rafael Ferreira de Souza Honorato, Juan Cleslay Pereira Ventura, Ranielly Alves da Silva
    77-95
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.40
  • Formação inicial de professores: o fazer pedagógico e o diálogo com jovens do Ensino Médio

    Maria Alves de Melo, Francisca Rejane Bezerra Andrade
    96-115
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.41
  • Representações sociais do ser professor para estudantes, concluintes do ensino médio

    Mayara Correa Silva Mendes, Laêda Bezerra Machado
    116-136
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.42
  • Currículos, qualidade da educação e a “guerra contra a infância no Rio de Janeiro”

    Maria Luiza Süssekind, Lorena Azevedo do Carmo, Jeferson Maske
    137-156
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.43
  • Análise de políticas educacionais no contexto da prática da EPT no ensino médio nos IFs

    Sidinei Cruz Sobrinho
    157-175
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.44
  • A tarefa na organização histórico-crítica do ensino com a Educação de Jovens e Adultos

    Lucas Martins de Avelar, Rones de Deus Paranhos
    176-193
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.45
  • A educação de jovens e adultos no contexto da reforma do ensino médio no estado do Maranhão

    Ana Paula Ribeiro de Sousa, Leonardo José Pinho Coimbra
    194-217
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.46
  • Um olhar sobre a BNCC: reflexões acerca do novo currículo do ensino médio no estado do Piauí

    Neide Cavalcante Guedes, Maria Núbia da Silva Ferreira
    218-236
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.47
  • Novo Ensino Médio em Santa Catarina: implicações do Componente Curricular Eletivo Educação Empreendedora no processo formativo das juventudes

    Aline Daniel dos Santos, Franciele Soares dos Santos
    237-256
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.48
  • A colonialidade do saber/ser no currículo do Ensino Médio: desafios da docência na Amazônia Acreana

    Tânia Mara Rezende Machado, Beatriz França de Morais, Klebe Miranda de Lima
    257-273
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.49
  • PATIOLOGIA: experiências curriculares no ensino médio baiano

    Iris Verena Oliveira, Tamires Fraga Martins, Tito Loiola Carvalhal
    274-295
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.50
  • Educação Socioemocional e o Novo Ensino Médio: projeto de formação neoliberal para juventude da classe trabalhadora

    Antonio Dário Lopes Júnior, Estefanni Mairla Alves
    296-313
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.51
  • O repensar social sem paliativos: retratos da marginalização em discussões de sala de aula

    Sheila Pires dos Santos, Marcelo Franco Leão
    314-335
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.52
  • O Ensino de Filosofia no Ensino Integrado: apontamentos no contexto da BNCC

    Maria Keila Jeronimo, Antônio Basílio Novaes Thomaz de Menezes
    336-353
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.53
  • O samba como mediador no ensino de língua(gens): uma abordagem de letramento sociocultural e histórico

    Linduarte Pereira Rodrigues, Clecinara de Freitas Barbosa
    354-372
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.54
  • Relações de gênero e violência contra a mulher em “Isaltina Campo Belo”, de Conceição Evaristo: uma experiência de leitura no ensino médio

    Priscilla Barbosa de Miranda Barros, Marcelo Medeiros da Silva
    373-395
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.55
  • Perspectivas para o Ensino de Sociologia: o legado de Du Bois e Martineau na formação identitária

    Gabriela Pecantet Siqueira, Cyntia Barbosa Oliveira
    396-413
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.56
  • Jogos Digitais e Multiletramentos: o devir na formação dos professores de matemática e ciências da natureza sob a lente da epistemologia da práxis

    Daniela Costa Souza, Luiz Adolfo de Paiva Andrade
    414-433
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.57
  • Representatividade Importa: uma discussão com estudantes do ensino médio

    Franciele Brito Barbosa, Elis Cristina Fiamengue
    434-454
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.58
  • Centros Educa Mais e suas orientações: entre passos e contrapassos

    Ádria Karoline Souza de Aquino Utta, Edinólia Lima Portela
    455-475
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.59
  • A contrarreforma do “Novo” Ensino Médio no estado do Ceará e a institucionalização da desigualdade de acesso ao conhecimento escolar

    Vanessa Campos de Lara Jakimiu, Maria Auriene Cardoso
    476-491
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.60
  • Perspectivas de jovens estudantes sobre a “Reforma” do Ensino Médio: um estudo em Porto Alegre/RS

    Victor Hugo Nedel Oliveira, Gabrielle Bezerra da Silva
    492-509
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.61

Entrevista

  • Conversa com Valdirene Alves de Oliveira, atual Coordenadora-Geral de Ensino Médio do Ministério da Educação

    Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Maria Luiza Süssekind
    510-523
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.62

Resenha

  • MARTIN, Laura; VITAGLIANO, Luís Fernando (org.). Juventude no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2019

    Thiago Luís Cavalcanti Calabria, Liliane Alves Chagas
    524-530
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.63

Pareceristas

Edição Completa