Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Início
Archives
Comité éditorial
Annonces
Avaliadores Ad Hoc
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
Template
À propos
À propos de cette revue
Soumissions
Indexadores
Coordonnées
Rechercher
Rechercher
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Rechercher
Rechercher
Accueil
/
Archives
/
v. 17, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2024
v. 17, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2024
Publié-e:
2024-12-23
Expediente
Lélia Cristina Silveira de Moraes
PDF (Português (Brasil))
Editorial
Editorial
Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Maria Luiza Süssekind
PDF (Português (Brasil))
Artigos
O discurso neoliberal no Ensino Médio: o Projeto de Vida e a construção do empreendedor de si
Adriege Matias Rodrigues, Ana Cláudia da Silva Rodrigues
15-38
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.37
O projeto de vida no ensino médio: o que dizem os estudantes capixabas?
Asenate Rodrigues e Silva, Eliza Bartolozzi
39-59
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.38
“Não Existe Pecado do Lado Debaixo do Equador”: Neoliberalismo e Formação no Ensino Médio
Dulce Mari da Silva Voss, Eliada Mayara Alves Krakhecke, Cristiano Rodrigues da Silva
60-76
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.39
Homogeneização curricular e singularização das juventudes: a armadilha da Reforma do Ensino Médio
Rafael Ferreira de Souza Honorato, Juan Cleslay Pereira Ventura, Ranielly Alves da Silva
77-95
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.40
Formação inicial de professores: o fazer pedagógico e o diálogo com jovens do Ensino Médio
Maria Alves de Melo, Francisca Rejane Bezerra Andrade
96-115
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.41
Representações sociais do ser professor para estudantes, concluintes do ensino médio
Mayara Correa Silva Mendes, Laêda Bezerra Machado
116-136
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.42
Currículos, qualidade da educação e a “guerra contra a infância no Rio de Janeiro”
Maria Luiza Süssekind, Lorena Azevedo do Carmo, Jeferson Maske
137-156
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.43
Análise de políticas educacionais no contexto da prática da EPT no ensino médio nos IFs
Sidinei Cruz Sobrinho
157-175
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.44
A tarefa na organização histórico-crítica do ensino com a Educação de Jovens e Adultos
Lucas Martins de Avelar, Rones de Deus Paranhos
176-193
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.45
A educação de jovens e adultos no contexto da reforma do ensino médio no estado do Maranhão
Ana Paula Ribeiro de Sousa, Leonardo José Pinho Coimbra
194-217
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.46
Um olhar sobre a BNCC: reflexões acerca do novo currículo do ensino médio no estado do Piauí
Neide Cavalcante Guedes, Maria Núbia da Silva Ferreira
218-236
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.47
Novo Ensino Médio em Santa Catarina: implicações do Componente Curricular Eletivo Educação Empreendedora no processo formativo das juventudes
Aline Daniel dos Santos, Franciele Soares dos Santos
237-256
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.48
A colonialidade do saber/ser no currículo do Ensino Médio: desafios da docência na Amazônia Acreana
Tânia Mara Rezende Machado, Beatriz França de Morais, Klebe Miranda de Lima
257-273
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.49
PATIOLOGIA: experiências curriculares no ensino médio baiano
Iris Verena Oliveira, Tamires Fraga Martins, Tito Loiola Carvalhal
274-295
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.50
Educação Socioemocional e o Novo Ensino Médio: projeto de formação neoliberal para juventude da classe trabalhadora
Antonio Dário Lopes Júnior, Estefanni Mairla Alves
296-313
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.51
O repensar social sem paliativos: retratos da marginalização em discussões de sala de aula
Sheila Pires dos Santos, Marcelo Franco Leão
314-335
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.52
O Ensino de Filosofia no Ensino Integrado: apontamentos no contexto da BNCC
Maria Keila Jeronimo, Antônio Basílio Novaes Thomaz de Menezes
336-353
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.53
O samba como mediador no ensino de língua(gens): uma abordagem de letramento sociocultural e histórico
Linduarte Pereira Rodrigues, Clecinara de Freitas Barbosa
354-372
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.54
Relações de gênero e violência contra a mulher em “Isaltina Campo Belo”, de Conceição Evaristo: uma experiência de leitura no ensino médio
Priscilla Barbosa de Miranda Barros, Marcelo Medeiros da Silva
373-395
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.55
Perspectivas para o Ensino de Sociologia: o legado de Du Bois e Martineau na formação identitária
Gabriela Pecantet Siqueira, Cyntia Barbosa Oliveira
396-413
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.56
Jogos Digitais e Multiletramentos: o devir na formação dos professores de matemática e ciências da natureza sob a lente da epistemologia da práxis
Daniela Costa Souza, Luiz Adolfo de Paiva Andrade
414-433
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.57
Representatividade Importa: uma discussão com estudantes do ensino médio
Franciele Brito Barbosa, Elis Cristina Fiamengue
434-454
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.58
Centros Educa Mais e suas orientações: entre passos e contrapassos
Ádria Karoline Souza de Aquino Utta, Edinólia Lima Portela
455-475
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.59
A contrarreforma do “Novo” Ensino Médio no estado do Ceará e a institucionalização da desigualdade de acesso ao conhecimento escolar
Vanessa Campos de Lara Jakimiu, Maria Auriene Cardoso
476-491
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.60
Perspectivas de jovens estudantes sobre a “Reforma” do Ensino Médio: um estudo em Porto Alegre/RS
Victor Hugo Nedel Oliveira, Gabrielle Bezerra da Silva
492-509
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.61
Entrevista
Conversa com Valdirene Alves de Oliveira, atual Coordenadora-Geral de Ensino Médio do Ministério da Educação
Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Maria Luiza Süssekind
510-523
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.62
Resenha
MARTIN, Laura; VITAGLIANO, Luís Fernando (org.). Juventude no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2019
Thiago Luís Cavalcanti Calabria, Liliane Alves Chagas
524-530
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.63
Pareceristas
Parecerista Ad hoc (2024)
Lélia Cristina Silveira de Moraes
PDF (Português (Brasil))
Edição Completa
Edição Completa
Lélia Cristina Silveira de Moraes
PDF (Português (Brasil))
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Instagram
Google Metrics
Mots-clés
Faire une soumission
Faire une soumission
Block title
Língua e Sociedade: influências mútuas no processo de construção sociocultural
1207
BELL HOOKS: princípios éticos e pilares educacionais para a construção da Comunidade Pedagógica
1100
Gravidez na Adolescência: suas implicações na adolescência, na família e na escola
1043
A Influência das Agências Internacionais no Brasil: os acordos MEC/USAID no contexto da ditadura militar de 1964
979
Pedagogia Hospitalar: a relevância da atuação do pedagogo
967
ESTEREÓTIPOS ÉTNICOS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: uma breve incursão teórica
740
A cor do fracasso escolar: o lugar do jovem autor de ato infracional para a escola brasileira
740
O Ensino Médio no Brasil: desafios históricos, reformas recentes e perspectivas futuras
557
A incorporação da racionalidade neoliberal na educação e a organização escolar a partir da cultura empresarial
556
Sistema de escrita alfabética: problematizando um sistema conceitual
486
“Eu vou falar de nós ganhando...”: confabulando outros currículosvidas para juventudes LGBTTQIAPNb+ nômadesdissidentes em gênerosexualidades à flor da pele
460
Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar
457
Educação de Jovens e Adultos: desafios e possibilidades na alfabetização
455
Feminização da Profissão Docente: as representações das professoras sobre a relação entre ser mulher e ser professora do ensino fundamental
452
Representações sociais sobre o “ser aluno do Proeja”
451
O saber de comunidades tradicionais acerca do uso e preservação de sementes crioulas
448
O discurso neoliberal no Ensino Médio: o Projeto de Vida e a construção do empreendedor de si
444
Educação escolar de adolescentes privados de liberdade: análise bibliográfica sobre teses e dissertações
437
Interseccionalidade e imagens de controle
380
Capitalismo e Racionalidade Neoliberal: implicações na política educacional e no processo de formação humana
377