Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Arquivos
Equipe Editorial
Notícias
Avaliadores Ad Hoc
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
Template
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Indexadores
Contato
Buscar
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 17, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2024
v. 17, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2024
Publicado:
2024-12-23
Expediente
Lélia Cristina Silveira de Moraes
PDF
Editorial
Editorial
Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Maria Luiza Süssekind
PDF
Artigos
O discurso neoliberal no Ensino Médio: o Projeto de Vida e a construção do empreendedor de si
Adriege Matias Rodrigues, Ana Cláudia da Silva Rodrigues
15-38
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.37
O projeto de vida no ensino médio: o que dizem os estudantes capixabas?
Asenate Rodrigues e Silva, Eliza Bartolozzi
39-59
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.38
“Não Existe Pecado do Lado Debaixo do Equador”: Neoliberalismo e Formação no Ensino Médio
Dulce Mari da Silva Voss, Eliada Mayara Alves Krakhecke, Cristiano Rodrigues da Silva
60-76
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.39
Homogeneização curricular e singularização das juventudes: a armadilha da Reforma do Ensino Médio
Rafael Ferreira de Souza Honorato, Juan Cleslay Pereira Ventura, Ranielly Alves da Silva
77-95
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.40
Formação inicial de professores: o fazer pedagógico e o diálogo com jovens do Ensino Médio
Maria Alves de Melo, Francisca Rejane Bezerra Andrade
96-115
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.41
Representações sociais do ser professor para estudantes, concluintes do ensino médio
Mayara Correa Silva Mendes, Laêda Bezerra Machado
116-136
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.42
Currículos, qualidade da educação e a “guerra contra a infância no Rio de Janeiro”
Maria Luiza Süssekind, Lorena Azevedo do Carmo, Jeferson Maske
137-156
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.43
Análise de políticas educacionais no contexto da prática da EPT no ensino médio nos IFs
Sidinei Cruz Sobrinho
157-175
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.44
A tarefa na organização histórico-crítica do ensino com a Educação de Jovens e Adultos
Lucas Martins de Avelar, Rones de Deus Paranhos
176-193
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.45
A educação de jovens e adultos no contexto da reforma do ensino médio no estado do Maranhão
Ana Paula Ribeiro de Sousa, Leonardo José Pinho Coimbra
194-217
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.46
Um olhar sobre a BNCC: reflexões acerca do novo currículo do ensino médio no estado do Piauí
Neide Cavalcante Guedes, Maria Núbia da Silva Ferreira
218-236
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.47
Novo Ensino Médio em Santa Catarina: implicações do Componente Curricular Eletivo Educação Empreendedora no processo formativo das juventudes
Aline Daniel dos Santos, Franciele Soares dos Santos
237-256
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.48
A colonialidade do saber/ser no currículo do Ensino Médio: desafios da docência na Amazônia Acreana
Tânia Mara Rezende Machado, Beatriz França de Morais, Klebe Miranda de Lima
257-273
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.49
PATIOLOGIA: experiências curriculares no ensino médio baiano
Iris Verena Oliveira, Tamires Fraga Martins, Tito Loiola Carvalhal
274-295
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.50
Educação Socioemocional e o Novo Ensino Médio: projeto de formação neoliberal para juventude da classe trabalhadora
Antonio Dário Lopes Júnior, Estefanni Mairla Alves
296-313
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.51
O repensar social sem paliativos: retratos da marginalização em discussões de sala de aula
Sheila Pires dos Santos, Marcelo Franco Leão
314-335
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.52
O Ensino de Filosofia no Ensino Integrado: apontamentos no contexto da BNCC
Maria Keila Jeronimo, Antônio Basílio Novaes Thomaz de Menezes
336-353
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.53
O samba como mediador no ensino de língua(gens): uma abordagem de letramento sociocultural e histórico
Linduarte Pereira Rodrigues, Clecinara de Freitas Barbosa
354-372
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.54
Relações de gênero e violência contra a mulher em “Isaltina Campo Belo”, de Conceição Evaristo: uma experiência de leitura no ensino médio
Priscilla Barbosa de Miranda Barros, Marcelo Medeiros da Silva
373-395
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.55
Perspectivas para o Ensino de Sociologia: o legado de Du Bois e Martineau na formação identitária
Gabriela Pecantet Siqueira, Cyntia Barbosa Oliveira
396-413
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.56
Jogos Digitais e Multiletramentos: o devir na formação dos professores de matemática e ciências da natureza sob a lente da epistemologia da práxis
Daniela Costa Souza, Luiz Adolfo de Paiva Andrade
414-433
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.57
Representatividade Importa: uma discussão com estudantes do ensino médio
Franciele Brito Barbosa, Elis Cristina Fiamengue
434-454
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.58
Centros Educa Mais e suas orientações: entre passos e contrapassos
Ádria Karoline Souza de Aquino Utta, Edinólia Lima Portela
455-475
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.59
A contrarreforma do “Novo” Ensino Médio no estado do Ceará e a institucionalização da desigualdade de acesso ao conhecimento escolar
Vanessa Campos de Lara Jakimiu, Maria Auriene Cardoso
476-491
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.60
Perspectivas de jovens estudantes sobre a “Reforma” do Ensino Médio: um estudo em Porto Alegre/RS
Victor Hugo Nedel Oliveira, Gabrielle Bezerra da Silva
492-509
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.61
Entrevista
Conversa com Valdirene Alves de Oliveira, atual Coordenadora-Geral de Ensino Médio do Ministério da Educação
Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Maria Luiza Süssekind
510-523
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.62
Resenha
MARTIN, Laura; VITAGLIANO, Luís Fernando (org.). Juventude no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2019
Thiago Luís Cavalcanti Calabria, Liliane Alves Chagas
524-530
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.63
Pareceristas
Parecerista Ad hoc (2024)
Lélia Cristina Silveira de Moraes
Edição Completa
Edição Completa
Lélia Cristina Silveira de Moraes
PDF
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Instagram
Google Metrics
Palavras-chave
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Artigos mais lidos
Gravidez na Adolescência: suas implicações na adolescência, na família e na escola
1263
Língua e Sociedade: influências mútuas no processo de construção sociocultural
1015
Pedagogia Hospitalar: a relevância da atuação do pedagogo
1005
Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar
493
Apropriação dos fundamentos da Afrocentricidade por uma Educação Antirracista e Libertadora
446
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina. São Paulo: Paz e Terra, 1994. 334 p.
401
ESTEREÓTIPOS ÉTNICOS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: uma breve incursão teórica
366
BELL HOOKS: princípios éticos e pilares educacionais para a construção da Comunidade Pedagógica
364
Educação e Política
362
A incorporação da racionalidade neoliberal na educação e a organização escolar a partir da cultura empresarial
334
A Influência das Agências Internacionais no Brasil: os acordos MEC/USAID no contexto da ditadura militar de 1964
331
Os usos do conceito de branquitude para uma educação antirracista no Brasil
324
Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) no currículo do ensino médio de tempo integral: uma análise a partir da percepção dos professores de uma escola do município de Redenção/CE
295
Relações etnico-racias: o pensamento decolonial e a prática pedagógica para uma educação antirracista
273
Entre insurgências e ataques a educação
265
A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escrita
264
As quatro vertentes interpretativas da Filosofia Brasileira
262
Tem um aluno autista na minha sala! - desafios da educação inclusiva no curso de Pedagogia da Unemat de Sinop
251
Interseccionalidade e imagens de controle
230
Verdadeiro ou falso? Uma análise dos mitos que permeiam a temática das altas habilidades/ superdotação
227