Educação Socioemocional e o Novo Ensino Médio: projeto de formação neoliberal para juventude da classe trabalhadora
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.51Palavras-chave:
novo ensino médio, educação socioemocional, juventudeResumo
Este artigo tem como objetivo realizar uma breve análise da iniciativa da Educação Socioemocional e como ela foi efetivada no Estado do Ceará. Trata-se de um estudo de natureza teórica, realizado mediante rigorosa pesquisa bibliográfica. Os dados foram analisados segundo a ótica da ontologia marxiano-lukacsiana. Dentre os principais resultados, destacamos, em primeiro lugar, a forte ligação do capital com a temática, materializada na parceria existente entre o Estado do Ceará e o Instituto Ayrton Senna (IAS). Em segundo lugar, que a noção de uma educação para as competências socioemocionais promove uma cisão artificial entre os aspectos cognitivos e afetivos, ao passo que retira da emoção sua base material. Ao se vincular ao discurso das competências, atrela-se a Educação Socioemocional aos interesses do mercado, promovendo um retorno às explicações simplistas e individualistas, que restringem o processo de escolarização à personalidade do aprendiz, quando diz respeito a toda uma conjuntura social.
Downloads
Metrics
Referências
ALVES, Estefanni Mairla.; SILVA, Mayara Luiza Freitas; BOESMANS, Emilie Fonteles; LOPES JR., Antonio Dario. Psicologia escolar e educacional no Ceará: Relato de experiência na Rede Estadual de Ensino. In: LIMA, Carla Fernanda; OLIVEIRA, Cyntia Mendes; SILVA, Algless Milka Pereira Meireles; LIMA, Flávia Danielli Martins; SILVA, Flávia Marcelly de Sousa Mendes da. Identidade, contemporaneidade e práticas psicológicas no contexto brasileiro. Teresina: EDUFPI, 2018. p. 1291-1297.
ANTUNES, Ricardo (org.). Uberização, trabalho digital e indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020.
CEARÁ. Coordenadoria de Cooperação com os Municípios. Manual de Orientações das ações do Professor Diretor de Turma. Fortaleza: Seduc, 2014.
DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas-SP, Autores Associados, 2011.
JAKIMIU, Vanessa Campos Lara; SOUSA JR., João Eudes AalexandreAlexandre. Projeto de vida no “novo” ensino médio no Estado do Ceará e a institucionalização da Agenda Globalmente Estruturada para a Educação (AGEE). Revista Ponto de Vista. Vol. 13, n. 02. 2024. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16910 Acesso em: 19 jun. 2024.
LOPES JUNIOR, Antonio Dário. Fundamentos do desenvolvimento humano na pedologia de Vigotski: repercussões para formação e atuação do professor. 2021. 196 f. Tese (Doutorado em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: <http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=105445> Acesso em: 21 de julho de 2024
LIMA, Marteana Ferreira. Trabalho Reprodução Social e Educação em Lukács. 2009. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza -Ceará, 2009.
LUKÁCS, Gyorgy. Para uma ontologia do ser social, 2. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARIN, Angela Helena; SILVA, Cecília Tonial; ANDRADE, Erica Isabel Delatorre; BERNARDES, Jade; FAVA, Débora Cristina. Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbtc/v13n2/v13n2a04.pdf. Acesso em: 19 jun. 2024.
MÉSZÁROS, Istvan. O Século XXI: socialismo ou barbárie? São Paulo: Boitempo, 2003.
NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
REIS, Valdeci; GELSLEICHTER, Meimilany; ALVES, Emilaura. Narrativas juvenis: dilemas, tensões e desafios em torno das novas configurações do mundo do trabalho .trabalho. Revista Educação e Emancipação, n. 1, p.41-63, 9 out 2017. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7715. Acesso em: 19 jul. 2024.
RÖWER, Joana Elisa; MADEIRA, Annie Ribeiro. Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) no currículo do ensino médio de tempo integral: uma análise a partir da percepção dos professores de uma escola do município de Redenção/CE. Revista Educação e Emancipação, v. 13, n. 1, p. 255-287, 29 mar. 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/13609. Acesso em: 19 jul. 2024
SANTANA, Camilo. O Novo Ensino Médio está aprovado. Brasília. 09 jul. 2024. Instagram: @camilosantanaoficial. Disponível em: https://www.instagram.com/p/C9OLrjjpZxC/?igsh=dmFrNm1tdmtpajU0. Acesso em: 10 jul. 2024.
SANTOS, Daniel; PRIMI, Ricardo. Desenvolvimento socioemocional e aprendizado escolar: uma proposta de mensuração para apoiar políticas públicas. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 2014. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/app/uploads/2022/11/desenvolvimento-socioemocional-e-aprendizado-escolar.pdf. Acesso em 24 jun. 2024.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
SILVA, Márcio Magalhães. Crítica à formação de competências socioemocionais na escola. Revista HISTEDBR On-line. Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022013, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8659871. Acesso em: 19 jun. 2024.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamente; LAPLANE, Adriana Lia Friszman; MAGIOLINO, Lavínia Lopes Salomão; DAINEZ, Débora. O problema da avaliação das habilidades socioemocionais como política pública: explicitando controvérsias e argumentos. Educação & Sociedade, v. 36, n. 130, p. 219-242, jan. 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=87339466013. Acesso em: 19 jun. 2024.
SOUSA, Angélica Silva; OLIVEIRA, Guilherme, Saramago; ALVES, Laís Hilário. A Pesquisa Bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.64-83. 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336. Acesso em: 19 jun. 2024.
TONET, Ivo. O padrão Marxiano. In: TONET, Ivo. Método Científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.
TREVISOL, Marcio Giusti; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. A incorporação da racionalidade neoliberal na educação e a organização escolar a partir da cultura empresarial. Revista Educação e Emancipação, v. 12, n. 3, p. 200-222, 30 set. 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/12409. Acesso em: 19 jul. 2024.
XAVIER, Alessandra Silva; NUNES, Ana Ignez Belém Lima. Psicologia do Desenvolvimento. Fortaleza: EdUECE, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.