Educação Socioemocional e o Novo Ensino Médio: projeto de formação neoliberal para juventude da classe trabalhadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.51

Palavras-chave:

novo ensino médio, educação socioemocional, juventude

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma breve análise da iniciativa da Educação Socioemocional e como ela foi efetivada no Estado do Ceará. Trata-se de um estudo de natureza teórica, realizado mediante rigorosa pesquisa bibliográfica. Os dados foram analisados segundo a ótica da ontologia marxiano-lukacsiana. Dentre os principais resultados, destacamos, em primeiro lugar, a forte ligação do capital com a temática, materializada na parceria existente entre o Estado do Ceará e o Instituto Ayrton Senna (IAS). Em segundo lugar, que a noção de uma educação para as competências socioemocionais promove uma cisão artificial entre os aspectos cognitivos e afetivos, ao passo que retira da emoção sua base material. Ao se vincular ao discurso das competências, atrela-se a Educação Socioemocional aos interesses do mercado, promovendo um retorno às explicações simplistas e individualistas, que restringem o processo de escolarização à personalidade do aprendiz, quando diz respeito a toda uma conjuntura social.

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Biografia do Autor

Antonio Dário Lopes Júnior, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do Departamento de Educação do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Estefanni Mairla Alves, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora efetiva do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do grupo de pesquisa Observatório do Ensino Médio -Ce.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

JÚNIOR, Antonio Dário Lopes; ALVES, Estefanni Mairla.
Educação Socioemocional e o Novo Ensino Médio: projeto de formação neoliberal para juventude da classe trabalhadora
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