O Ensino de Filosofia no Ensino Integrado: apontamentos no contexto da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.53%20

Palavras-chave:

ensino de filosofia, ensino integrado, BNCC

Resumo

Este trabalho trata sobre o ensino de Filosofia no ensino integrado em uma instituição pública da rede Federal de Educação. Historicamente o ensino de filosofia é impactado mediante as reformas educativas nesse nível de ensino. Com a recente reforma na educação básica, a partir da Lei nº 13.415/ 2017 (Brasil, 2017), todo o contexto educacional nas escolas privadas e públicas, no âmbito federal, estadual e municipal estão passando por readequação com base nessa normativa curricular. Por isso, coloca-se o seguinte questionamento: quais as implicações que a nova Base Nacional Comum Curricular - BNCC confere ao ensino de Filosofia no ensino integrado? Para elucidar essa indagação, recorremos à pesquisa qualitativa. Metodologicamente partimos de um estudo bibliográfico e pesquisa documental. De acordo com os documentos oficiais analisados, percebemos que houve uma diminuição do espaço destinado às disciplinas propedêuticas, dentre elas, a Filosofia, objeto deste estudo. Essa redução representa uma regressão e impasse para a formação integral e emancipatória.

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Biografia do Autor

Maria Keila Jeronimo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Participa dos grupos de pesquisas em Temáticas Ambientais (IFPI), e Fundamentos da Educação e Práticas Culturais (UFRN).

Antônio Basílio Novaes Thomaz de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Titular do Departamento de Filosofia, do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Participa do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Ética e Filosofia Política.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

JERONIMO, Maria Keila; MENEZES, Antônio Basílio Novaes Thomaz de.
O Ensino de Filosofia no Ensino Integrado: apontamentos no contexto da BNCC
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 3, p. 336–353, 23 Dez 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24127. Acesso em: 6 dez 2025.