Educação escolar de adolescentes privados de liberdade: análise bibliográfica sobre teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e23659

Palavras-chave:

Educação escolar, adolescentes privados de liberdade, socioeducação

Resumo

Este estudo constitui um levantamento bibliográfico com o objetivo central de mapear as pesquisas produzidas sobre a educação escolar de adolescentes privados de liberdade no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram encontradas 116 pesquisas, entre teses e dissertações. Conclui-se, dentre outros aspectos, que, apesar da soma expressiva de investigações encontradas, um número modesto aborda especificamente a perspectiva da educação escolar dos adolescentes privados de liberdade, estando direcionadas, em sua quase totalidade, a outros enfoques de investigação, como o direito e acesso à educação, Direitos Humanos e as políticas públicas de atendimento aos adolescentes. Com efeito, entendendo a educação escolar como um dos instrumentos primordiais no processo de ressocialização, sinaliza-se a importância de mais estudos que enfoquem a educação escolar de socioeducandos em cumprimento de medida de privação de liberdade. Outrossim, destacamos que os resultados desta investigação apontam para questões e temas que poderão ser aprofundados em futuras pesquisas, como, por exemplo, propostas de escolas socioeducativas, ou seja, especializadas e criadas para o próprio sistema socioeducativo.

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Biografia do Autor

Areillen Ronney Rocha Reges , Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Professor da Secretaria Municipal de Educação de Mossoró – RN. Professor na Universidade Paulista (UNIP). Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Docente GEFOR – UFERSA/CNPq.

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, e Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Docente GEFOR – UFERSA/CNPq.

Marcelo Bezerra de Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, câmpus de Rio Claro). Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM).

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Publicado

2025-06-02

Como Citar

REGES , Areillen Ronney Rocha; MEDEIROS, Emerson Augusto de; MORAIS, Marcelo Bezerra de.
Educação escolar de adolescentes privados de liberdade: análise bibliográfica sobre teses e dissertações
. Revista Educação e Emancipação, v. 18, p. e–23659, 2 Jun 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23659. Acesso em: 14 ago 2025.

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Artigos