Representações sociais do ser professor para estudantes, concluintes do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.42%20

Palavras-chave:

professor, representações sociais, estudantes

Resumo

Neste artigo identificamos, as representações sociais do ser professor construídas por estudantes, concluintes do Ensino Médio. Adotamos como referencial a Teoria das Representações Sociais. Realizamos um levantamento (on-line) com 90 estudantes de escolas públicas e privadas situadas em Recife e outros municípios de Pernambuco.  Utilizamos um questionário que foi respondido através do google forms. Os resultados indicaram que, para os estudantes de escolas públicas o professor é representado como um profissional que, além de ensinar, incentiva o desenvolvimento acadêmico e estabelece de relações afetivas dos alunos. De modo semelhante, os estudantes, matriculados em escolas privadas revelam representações sociais do professor como um sujeito que ensina e interage com seus alunos nas escolas. Como variações das representações sociais do grupo investigado, constatamos que os estudantes de escolas privadas ressaltam a importância do professor para a formação dos demais profissionais e a desvalorização social dessa categoria. Por seu turno, os estudantes de escolas públicas revelaram vínculos mais sólidos de amizade e companheirismo com os professores que, para eles, são fontes de inspiração. Constatamos, ainda, que a precarização da docência tem contribuído para afastar dos jovens o desejo de se tornarem professores. Os achados da pesquisa sugerem o desenvolvimento de políticas públicas mais incisivas que prestigiem e incentivem a profissão docente.

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Biografia do Autor

Mayara Correa Silva Mendes, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro integrante do grupo de pesquisa Educação e Representações Sociais.

 

 

Laêda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (UFPE). Linha de pesquisa: Formação de professores e prática pedagógica. Coordenadora do grupo de Pesquisa: Educação e Representações Sociais.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

MENDES, Mayara Correa Silva; MACHADO, Laêda Bezerra.
Representações sociais do ser professor para estudantes, concluintes do ensino médio
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 3, p. 116–136, 23 Dez 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23572. Acesso em: 5 dez 2025.