A contrarreforma do “Novo” Ensino Médio no estado do Ceará e a institucionalização da desigualdade de acesso ao conhecimento escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.60

Palavras-chave:

Novo” Ensino Médio, desenho curricular, estado do Ceará

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa “Observatório do Ensino Médio CE-UFC” da Universidade Federal do Ceará (UFC) e traz em seu conteúdo uma discussão acerca da contrarreforma do “Novo” Ensino Médio (NEM) no estado do Ceará. Este estudo tem como objetivo geral desenvolver um quadro teórico analítico acerca da implementação curricular do “Novo” Ensino Médio no estado do Ceará. Metodologicamente, o estudo adota os moldes da pesquisa documental, (CELLARD, 2008), tendo como referência os documentos públicos disponibilizados pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Do estudo desenvolvido, é possível concluir que devido às especificidades do estado do Ceará e as diferentes modalidades de oferta do ensino médio no estado, não há apenas um desenho curricular, mas vários, o que evidencia o adensamento da institucionalização da desigualdade de acesso ao conhecimento escolar de forma ainda mais profunda do que o proposto pelo NEM.

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Biografia do Autor

Vanessa Campos de Lara Jakimiu, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora no grupo de pesquisa Observatório do Ensino Médio CE-UFC.  

Maria Auriene Cardoso, Universidade Federal do Ceará

Mestre em ensino de História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da rede estadual de educação do Ceará. Pesquisadora no grupo de pesquisa Observatório do Ensino Médio CE-UFC.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

JAKIMIU, Vanessa Campos de Lara; CARDOSO, Maria Auriene.
A contrarreforma do “Novo” Ensino Médio no estado do Ceará e a institucionalização da desigualdade de acesso ao conhecimento escolar
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 3, p. 476–491, 23 Dez 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24118. Acesso em: 31 dez 2024.