A tarefa na organização histórico-crítica do ensino com a Educação de Jovens e Adultos
DOI :
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.45%20Mots-clés :
professor tarefeiro, EJA, Pedagogia Histórico-CríticaRésumé
A pesquisa apresenta o recorte de uma tese e problematiza a lógica do professor tarefeiro na educação de jovens e adultos. O objetivo do texto é discutir a organização histórico-crítica do ensino com a modalidade. Empregou-se a pesquisa teórica, a partir da análise do conceito de tarefa sob a perspectiva dialética e suas implicações na estrutura indissociável das atividades de ensino e estudo. Como resultados, têm-se que tarefa é entendida como ação que se realiza, um elemento de orientação entre os objetivos e as condições objetivas. Na organização do ensino com a EJA elas podem possibilitar a sistematização de relações de aprendizagem que ampliem as significações da realidade. A concatenação de tarefas de estudo deve ter no horizonte a necessidade histórica da escolarização dos jovens e adultos em vínculo ao planejamento que considere diferentes níveis de apreensão dos conhecimentos. Defende-se a restituição da organização histórico-crítica do ensino como aspecto ontológico do trabalho docente que se pretenda transformador e compromissado com a educação como direito dos jovens e adultos
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