A tarefa na organização histórico-crítica do ensino com a Educação de Jovens e Adultos

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DOI :

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.45%20

Mots-clés :

professor tarefeiro, EJA, Pedagogia Histórico-Crítica

Résumé

A pesquisa apresenta o recorte de uma tese e problematiza a lógica do professor tarefeiro na educação de jovens e adultos. O objetivo do texto é discutir a organização histórico-crítica do ensino com a modalidade. Empregou-se a pesquisa teórica, a partir da análise do conceito de tarefa sob a perspectiva dialética e suas implicações na estrutura indissociável das atividades de ensino e estudo. Como resultados, têm-se que tarefa é entendida como ação que se realiza, um elemento de orientação entre os objetivos e as condições objetivas. Na organização do ensino com a EJA elas podem possibilitar a sistematização de relações de aprendizagem que ampliem as significações da realidade. A concatenação de tarefas de estudo deve ter no horizonte a necessidade histórica da escolarização dos jovens e adultos em vínculo ao planejamento que considere diferentes níveis de apreensão dos conhecimentos. Defende-se a restituição da organização histórico-crítica do ensino como aspecto ontológico do trabalho docente que se pretenda transformador e compromissado com a educação como direito dos jovens e adultos

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Lucas Martins de Avelar, Secretaria de Estado da Educação de Goiás

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC-GO) e da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME Goiânia). Membro do grupo de pesquisa Colligat: repensando a formação de professores de ciências e biologia. Membro do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos.

Rones de Deus Paranhos, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (ICB/UFG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG. Líder do grupo de pesquisa Colligat - repesando a formação de professores ciências e biologia. Membro do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos.

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Publié-e

2024-12-23

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AVELAR, Lucas Martins de; PARANHOS, Rones de Deus.
A tarefa na organização histórico-crítica do ensino com a Educação de Jovens e Adultos
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 3, p. 176–193, 23 déc. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24094. Acesso em: 5 nov. 2025.