O samba como mediador no ensino de língua(gens): uma abordagem de letramento sociocultural e histórico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.54

Palavras-chave:

samba, letramentos, ensino de língua(gens)

Resumo

O samba, patrimônio imaterial do Brasil, faz parte da formação da identidade nacional. Por isso, seu “canto” encanta, ao passo que conta o cotidiano do povo brasileiro. Sua formação como música ocorreu a partir de um percurso sociocultural e histórico marcado por lutas e resistências de um povo, em grande parte, de origem afrodescendente. Nesta perspectiva, é objetivo geral deste trabalho promover o ensino de língua(gens) através do samba na aula de Língua Portuguesa do Ensino Médio, a partir de propostas de atividades que envolvam o desenvolvimento de um letramento sociocultural e histórico (Rodrigues, 2017a). Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, bem como aplicada, a fim de promover um ensino de língua(gens) que aliasse o gosto e a identificação pela leitura de um gênero textual, o samba, e o letramento escolar. Com as reflexões propostas, seguiu-se para uma pesquisa propositiva, selecionando três sambas e propondo três atividades. Como resultado, a pesquisa demonstrou uma possibilidade de trabalho com um gênero textual que é símbolo de brasilidade, propiciando um direcionamento de ações didático-pedagógicas, em que o aluno do Ensino Médio pode desenvolver uma aprendizagem coerente com a sua atuação numa sociedade cultural e historicamente letrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Linduarte Pereira Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UEPB). Professor Faculdade de Linguística, Letras e Artes e dos Programas de Pós-Graduação em Formação de Professores e Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba. Líder do grupo de pesquisa Teorias do sentido: discursos e significações (TEOSSENO-CNPq-UEPB).

Clecinara de Freitas Barbosa, Universidade Estadual da Paraíba

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Membro do grupo de pesquisa Teorias do sentido: discursos e significações (TEOSSENO-CNPq-UEPB).

Referências

BITTENCOURT, José Neves. Jongo, o avô do samba. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 2, p. 10-14, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEMTEC, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.

DANTAS, Maria Aparecida Calado de Oliveira; RODRIGUES, Linduarte Pereira. A formação do professor de língua materna: Aspectos didáticos e currículo. In: LOPES, Maria Suely Oliveira de; CARVALHO, Lucirene da Silva; ALVES, Shirley Marly. Jogando com as linguagens: Práticas de pesquisa no PROFLETRAS. São Paulo: Parábola, 2019. p. 153-168.

KLEIMAN, Angela B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Coleção Linguagem e letramento em foco. Ministério da Educação. Cefiel/IEL. UNICAMP, 2005. Disponível em: https://oportuguesdobrasil.wordpress.com/wp-content/uploads/2015/02/kleiman-nc3a3o-basta-ensinar-a-ler-e-escrever.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.

KLEIMAN, Angêla B. Os estudos de letramento e a formação do professor de língua materna. Linguagem em (Dis)curso, [s. l.], v. 8, n. 3, p. 487-517, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/KqMWJvwLDpVwgmmVJpFv4bk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 jun. 2024.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Ana Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

NETO, Lira. Uma história do samba: as origens. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

NOGUEIRA, Mara Nartécia. O samba: cantando a história do Brasil. [S. l.], 2006. Disponível em: https://www.palmares.gov.br/sites/000/2/download/artigoosamba.pdf. Acesso em: 20 maio 2024.

PERNAMBUCO, Governo do Estado de. Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco Ensino Médio. 2020.

RODRIGUES, Linduarte Pereira. Folhetos de cordel no ensino de língua materna: aspectos culturais e formação docente. Revista do Gelne, Natal, v. 18, n. 2, p. 166-193, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11207. Acesso em: 20 jun. 2024.

RODRIGUES, Linduarte Pereira. O oral e o escrito em práticas e eventos de letramento. In: NORONHA, Claudianny Amorim.; SÁ JÚNIOR, Lucrécio Araújo de. Escola, ensino e linguagens. Natal: EDUFRN, 2017a, p. 51-77.

RODRIGUES, Linduarte Pereira. Por uma Linguística da Prática. In: ATAÍDE, Cleber et al, (org.). Gelne 40 anos: Experiências teóricas e práticas nas pesquisas em Linguística e Literatura. São Paulo: Blucher, 2017b. cap. 3, p. 69-89.

RODRIGUES, Linduarte Pereira. Memória e documento: o cordel, monumento da cultura das vozes. In: ASSUNÇÃO, Luiz; MELO, Beliza Áurea de Arruda (org.). Paul Zumthor: memória das vozes. São Paulo: Assimetria, 2018. cap. 11, p. 221-253.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Como Citar

RODRIGUES, Linduarte Pereira; BARBOSA, Clecinara de Freitas.
O samba como mediador no ensino de língua(gens): uma abordagem de letramento sociocultural e histórico
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 3, p. 354–372, 23 Dez 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24113. Acesso em: 31 dez 2024.