O samba como mediador no ensino de língua(gens): uma abordagem de letramento sociocultural e histórico

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DOI :

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.54

Mots-clés :

samba, letramentos, ensino de língua(gens)

Résumé

O samba, patrimônio imaterial do Brasil, faz parte da formação da identidade nacional. Por isso, seu “canto” encanta, ao passo que conta o cotidiano do povo brasileiro. Sua formação como música ocorreu a partir de um percurso sociocultural e histórico marcado por lutas e resistências de um povo, em grande parte, de origem afrodescendente. Nesta perspectiva, é objetivo geral deste trabalho promover o ensino de língua(gens) através do samba na aula de Língua Portuguesa do Ensino Médio, a partir de propostas de atividades que envolvam o desenvolvimento de um letramento sociocultural e histórico (Rodrigues, 2017a). Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, bem como aplicada, a fim de promover um ensino de língua(gens) que aliasse o gosto e a identificação pela leitura de um gênero textual, o samba, e o letramento escolar. Com as reflexões propostas, seguiu-se para uma pesquisa propositiva, selecionando três sambas e propondo três atividades. Como resultado, a pesquisa demonstrou uma possibilidade de trabalho com um gênero textual que é símbolo de brasilidade, propiciando um direcionamento de ações didático-pedagógicas, em que o aluno do Ensino Médio pode desenvolver uma aprendizagem coerente com a sua atuação numa sociedade cultural e historicamente letrada.

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Bibliographies de l'auteur-e

Linduarte Pereira Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UEPB). Professor Faculdade de Linguística, Letras e Artes e dos Programas de Pós-Graduação em Formação de Professores e Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba. Líder do grupo de pesquisa Teorias do sentido: discursos e significações (TEOSSENO-CNPq-UEPB).

Clecinara de Freitas Barbosa, Universidade Estadual da Paraíba

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Membro do grupo de pesquisa Teorias do sentido: discursos e significações (TEOSSENO-CNPq-UEPB).

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Publié-e

2024-12-23

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RODRIGUES, Linduarte Pereira; BARBOSA, Clecinara de Freitas.
O samba como mediador no ensino de língua(gens): uma abordagem de letramento sociocultural e histórico
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 3, p. 354–372, 23 déc. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24113. Acesso em: 26 déc. 2025.