O projeto de vida no ensino médio: o que dizem os estudantes capixabas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.38%20

Palavras-chave:

novo ensino médio, reforma, BNCC

Resumo

O texto aborda a atual reforma do ensino médio, com foco no componente curricular “Projeto de Vida” que assumiu o eixo da organização curricular do Novo Ensino Médio (NEM), sendo objeto de intenso debate entre os estudiosos do tema e nas escolas. A pesquisa é qualitativa envolvendo análise documental e coleta de dados por meio de questionário aplicado com 29 estudantes matriculados na terceira série do ensino médio nas seis escolas-piloto do estado do Espírito Santo. As falas dos estudantes evidenciam que os conteúdos ministrados nas aulas do Projeto de Vida estão mais relacionados a vida pessoal, futuro profissional e questões socioemocionais. A disciplina gera algum interesse para a minoria dos estudantes entrevistados, mas a maioria fala de um desprezo pela disciplina ou de sua insignificância na sua formação escolar. Essa maioria se ressente pela redução de disciplinas como sociologia, filosofia, artes e educação física e apresentam um receio do seu desempenho no Enem. A entrada no ensino superior está no horizonte desses jovens. O grupo minoritário dos jovens de nossa pesquisa percebem o Projeto de Vida como uma disciplina que ajuda no entendimento/planejamento de seu futuro, pois vivem cercados de incertezas, sendo o apoio moral desenvolvido na disciplina um suporte para enfrentar o desconhecido e com a esperança de que se tiver um bom projeto de vida, poderá ser um empreendedor de sucesso.

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Biografia do Autor

Asenate Rodrigues e Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora (SEMED) Prefeitura Municipal de Vila Velha. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPE) do Centro de Educação da UFES.

Eliza Bartolozzi, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-doutora pela École Normale Supérieure de Lyon/França. Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Educação; sendo orientadora do mestrado e doutorado; e Diretora de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (2020). É bolsista produtividade PQ/CNPq.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

SILVA, Asenate Rodrigues e; BARTOLOZZI, Eliza.
O projeto de vida no ensino médio: o que dizem os estudantes capixabas?
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 3, p. 39–59, 23 Dez 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23668. Acesso em: 6 dez 2025.