Jogos Digitais e Multiletramentos: o devir na formação dos professores de matemática e ciências da natureza sob a lente da epistemologia da práxis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.57%20%20%20

Palavras-chave:

formação docente, jogos digitais e multiletramentos, epistemologia da práxis

Resumo

O presente artigo aborda os jogos digitais e os multiletramentos no processo formativo dos professores de Matemática e Ciências da Natureza do Ensino Médio, sob o olhar da epistemologia da práxis na contemporaneidade. O objetivo é enfatizar a relação dialética entre teoria e prática, no sentido de possibilitar uma construção do conhecimento através da ação crítica e reflexiva do sujeito. Para tanto, recorre-se ao uso de jogos digitais e os multiletramentos na formação docente, argumentando que os jogos digitais podem promover uma aprendizagem ativa, motivadora, crítica, colaborativa e transformadora, essencial para o desenvolvimento das práticas multiletradas tão fulcrais no século XXI, tendo em vista o contexto da cibercultura. A pesquisa baseia-se em uma revisão bibliográfica que abrange os estudos mais relevantes no que tange a formação docente, jogos digitais, multiletramentos, cibercultura e a epistemologia da práxis, destacando as contribuições de autores como: Vázquez (2002;2007), Freire (1987), Silva (2019), Santos (2010), Alves (2007), Huizinga (2000), Salen e Zimmerman (2012), Gee (2009), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Santaella (2004), Rojo e Moura (2012), Lévy (1999), Lemos (2003), dentre outros. Como resultado espera-se que o estudo possa contribuir para uma quebra de paradigma que supere o modelo tradicionalista de educação, com vistas a ampliar para um modelo educacional mais integrado e contemporâneo. Ao final, serão apresentadas algumas considerações propositivas para o desenvolvimento da formação de professores de Matemática e Ciências da Natureza com a incorporação dos jogos digitais e os multiletramentos, sob a perspectiva da epistemologia da práxis, contribuindo para ampliação do repertório docente.

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Biografia do Autor

Daniela Costa Souza, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Sistemas e Computação pela Universidade Salvador (UNIFACS). Doutoranda em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Vinculada ao Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos de Mídia e Espaço (LEME).

Luiz Adolfo de Paiva Andrade, Universidade do Estado da Bahia

Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Titular na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos de Mídia e Espaço (LEME).

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

SOUZA, Daniela Costa; ANDRADE, Luiz Adolfo de Paiva.
Jogos Digitais e Multiletramentos: o devir na formação dos professores de matemática e ciências da natureza sob a lente da epistemologia da práxis
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 3, p. 414–433, 23 Dez 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23873. Acesso em: 6 dez 2025.