Análise de políticas educacionais no contexto da prática da EPT no ensino médio nos IFs

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.44%20

Parole chiave:

ensino médio, política educacional, institutos federais

Abstract

O artigo discute, criticamente, a problemática em torno da “análise” versus “avaliação” de políticas educacionais para a juventude na atuação política no contexto da prática da educação profissional tecnológica [EPT] no ensino médio nos Institutos Federais [IFs]. Nesse sentido, a pesquisa considera como os IFs, em nível nacional, têm feito a análise da política de EPT, principalmente em relação às muitas reformas na educação básica com ênfase no Ensino Médio articulado à Educação Profissional. A pesquisa aborda a problemática no contexto macro nacional e em relação às ideologias neoliberais impressas no modelo de avaliação de políticas educacionais sob critérios de governança, eficácia e eficiência. O texto analisa a política educacional em questão com fundamentação teórica em Ball, Dardot, Laval, Frigotto, Hipólito, Silva, et al. A pesquisa realiza uma análise hermenêutica da legislação normativa da política educacional e revisão bibliográfica da base teórica estudada. O estudo conclui apresentando a aproximação dos IFs às políticas neoliberais de reformas do ensino médio, bem como expõe provocações e sugestões de novas estratégias de políticas e de consideração do contexto dos efeitos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografia autore

Sidinei Cruz Sobrinho, Instituto Federal de Educação

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor de Educação Técnica e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFSUL campus Passo Fundo.

Riferimenti bibliografici

AGUIAR, Luiz Edmundo Vargas de; PACHECO, Eliezer Moreira. Os Institutos Federais de educação, ciência e tecnologia como política pública. p. 13 a 35. IN. ANJOS, Malyta Brandão dos; RÔSAS, Giselle. Org. As políticas públicas e o papel social dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Série Reflexões na Educação V. 1. Natal: IFRN, 2017.

ARAUJO, Adilson Cesar de. Ensino Médio Integrado ou Ensino Médio em “Migalhas”: a reforma no contexto dos Institutos Federais de Educação. Relatório de Pesquisa de Estágio Pós-Doutoral. PPGE UFPR, Curitiba, 2022.

BALL, Stephen John. Educação Global S. A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: 23. Ed. Editora UEPG, 2020.

BALL, Stephen John. Education reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.

BALL, Stephen John. Performatividades e fabricações na economia educacional: rumo a uma sociedade performativa. Rev. Educação & Realidade. Porto Alegre: FACED/UFRGS. Vol. 35, número 2: 37 – 55. Maio/ago., p. 37 a 56. 2010.

BALL, Stephen John. Reforma educacional como barbárie social: economismo e o fim da autenticidade. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 33-52, jan./jun. 2012b. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa Acesso em 19 de maio de 2020.

BALL, Stephen John. Performatividade, privatização e o pós-estado do bem-estar. Educação e Sociedade. Dossiê: “Globalização e Educação: Precarização do Trabalho Docente”. Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1105-1126, set. /dez. 2004.

BALL, Stephen John; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. How schools do policy: policy enactments in secondary schools. Abingdon: Routledge, 2012.

BALL. Stephen John; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: editora UEPG, 2016.

BRASIL. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os Arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm Acesso em 18 de novembro de 2022.

BRASIL. Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências.

BRASIL. Lei n° 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 2017.

CASARA, Rubens. Sociedade sem lei: pós-democracia, personalidade autoritária, idiotização e barbárie. RJ: Civilização brasileira, 2018.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: Ensaios sobre a sociedade neoliberal. 1.ed. São Paulo: Boitempo, 2016.

FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018.

GRAMSCI, A. Caderno 12. Os intelectuais. O princípio educativo. In: Cadernos do cárcere. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise das políticas educacionais. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.

MAINARDES, Jefferson. Reflexões sobre o objeto de estudo da política educacional. Laplage em Revista (Sorocaba), vol.4, n.1, jan.-abr., p.186-201. 2018b.

MAINARDES, Jefferson.; TELLO, César. A pesquisa no campo da política educacional: explorando diferentes níveis de abordagem e abstração. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 75, p. 1-16, 2016.

MAINARDES, Jefferson. A pesquisa sobre política educacional no Brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, p. 1- 25, 2017.

MARX, Karl. Instruções para os delegados do Conselho Geral Provisório. As diferentes questões. Lisboa: Avante Edições, 1982. Disponível em: <http://www.marxists.org/portugues/ marx/1866/08/instrucoes.htm>. Acesso em: 21 novembro de 2021.

PISTRAK, Moisey. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2018.

SANTOS, Oengredi Mendes Maia Dos. Cursos técnicos subsequentes do IFPR Campus Campo Largo e formação emancipatória: entre encontros e desencontros 29/08/2018. Mestrado Em Tecnologia E Sociedade Instituição De Ensino: UTFPR.

SOBRINHO, Sidinei Cruz. Análise nacional do ciclo da política de educação, ciência e tecnologia nos Institutos Federais - IFs: a carência epistêmica e a produção do homo enterprise no contexto da prática e na atuação política. 2023. 664 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023. Disponível em http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2599 Acesso em 23 de junho de 2024.

SOBRINHO, Sidinei Cruz.; ARAÚJO, Adilson César; SILVA, Mônica Ribeiro da. Reformas do Ensino Médio: tensões e proposições no âmbito do Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais. Capítulo 11, p. 189 a 266. In. CAETANO, Maria R.; PROTO JÚNIOR, Manoel; SOBRINHO, Sidinei Cruz (Orgs.). Educação profissional e os desafios da formação humana integral: concepções, políticas e contradições. Curitiba: CRV, 2021.

SOBRINHO, Sidinei Cruz; BONILHA, Tamyris. O currículo da resistência e a resistência do currículo nos IFs face à Reforma do Ensino Médio e a BNCC. P. 214 a 266. In. SOBRINHO, Sidinei Cruz; PLÁCIDO, Reginaldo Leandro (Orgs.) Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. 1116 p. Reflexões na educação; 8, João Pessoa: IFPB, 2020.

SOBRINHO, Sidinei Cruz; GARNICA, BONILHA, Tamyris. Chronos ou Kairós. Qual é o tempo de formação nos cursos técnicos integrados ao ensino médio nos IFs. Revista Contexto & Educação. p. 46 a 65. Editora Unijuí • ISSN 2179-1309 • Ano 35 • nº 112, Set./Dez. 2020.

SOBRINHO, Sidinei Cruz; PLÁCIDO, Reginaldo Leandro (Orgs.) Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. 1116 p: Reflexões na educação; 8, João Pessoa: IFPB, 2020.

Pubblicato

2024-12-23

Come citare

CRUZ SOBRINHO, Sidinei.
Análise de políticas educacionais no contexto da prática da EPT no ensino médio nos IFs
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 3, p. 157–175, 23 dic. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24056. Acesso em: 5 dic. 2025.