O repensar social sem paliativos: retratos da marginalização em discussões de sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.52

Palavras-chave:

formação cidadã, ensino de ciências, marginalização educacional

Resumo

Com o intuito de compreender as nuances das condições sociais e econômicas de um grupo de estudantes de uma turma de segundo ano do ensino médio do município de Lucas do Rio Verde- MT, aplicou-se um questionário socioeconômico com posterior entrevista semiestruturada a 17 participantes no primeiro semestre letivo de 2023, configurando essa pesquisa em qualitativa e exploratória fundamentada no procedimento de estudos de caso. Com a análise dos dados a partir da triangulação com foco no metafenômeno, transcorreu-se este estudo objetivando reflexões para a desconstrução da linearidade entre o ensino de Ciências e a formação para a cidadania, ao pluralizar a sociedade e enfatizar a formação de valores e atitudes cívicas, especialmente em contextos de comunidades de baixa renda. Evidencia-se a urgência em formações continuadas para professores que abordem a ética em contextos político-sociais, além de explicitar a deficiência das políticas públicas e a inserção do ‘estado paralelo’ em comunidades de baixa renda. Dessa maneira indaga-se se a formação cidadã que vem sendo proporcionada nas escolas está adequada a essa sociedade multifacetada.  

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Biografia do Autor

Sheila Pires dos Santos, Instituto Federal do Mato Grosso

Mestre em Ensino pelo Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT).

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Doutor em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT). É coordenador de área do Programa de Iniciação à Docência (PID) Núcleo Confresa.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

SANTOS, Sheila Pires dos; LEÃO, Marcelo Franco.
O repensar social sem paliativos: retratos da marginalização em discussões de sala de aula
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 3, p. 314–335, 23 Dez 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24030. Acesso em: 31 dez 2024.