A colonialidade do saber/ser no currículo do Ensino Médio: desafios da docência na Amazônia Acreana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.49

Palavras-chave:

Colonialidade do saber/ser, currículos no ensino médio, Amazônia acreana

Resumo

Este estudo visa responder ao seguinte problema: quais elementos de colonialidade do saber/ser figura no Currículo do Ensino Médio da Amazônia Acreana? Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa consiste em analisar a presença/ausência da colonialidade do saber/ser do Estado do Acre a partir do Currículo de Referência Único do Acre - CRUA no Ensino Médio – E.M. Para concretizar esse objetivo, realizamos uma pesquisa documental e bibliográfica centrada nas categorias de colonialidade do poder e cotidiano escolar tendo como referencial teórico-metodológico de análise os textos de Quijano (2005); Alves (2003) e o Currículo do Estado do Acre (CRUA) com ênfase nas epistemologias que fundamentam e subsidiam a construção deste documento no que se refere à presença/ausência dos elementos de colonialidade do saber/ser e apontar como essas podem se manifestar em possíveis práticas curriculares no E.M. Assim, esse trabalho está organizando em três seções temáticas, que são: 1) A colonialidade do saber/ser e suas relações com a organização curricular da escola a partir do CRUA; 2) Os cotidianos escolares e as práxis de ensino emancipadoras para uma educação escolar popular e não-hegemônica; e, por fim 3) As Práticas Curriculares Cotidianas e a Colonialidade do Saber/ser no Ensino Médio: os desafios da docência na Amazônia acreana e uma postura crítico-decolonial. O estudo apontou que existem elementos de colonialidade do saber/ser que aparecem, ainda que implicitamente, nas configurações da organização curricular do Ensino Médio na Amazônia Acreana e propõe como alternativa possível de se desvencilhar dessas relações coloniais e os desafios impostos por elas, uma postura crítico-decolonial nas práticas educativas cotidianas da escola por parte dos docentes.

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Biografia do Autor

Tânia Mara Rezende Machado, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Permanente do Mestrado Acadêmico em Educação e do Mestrado Profissional em Ensino de História na Universidade Federal do Acre (UFAC).

Beatriz França de Morais, Universidade Federal do Acre

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Escola Clícia Gadelha em Rio Branco/AC.

Klebe Miranda de Lima, Universidade Federal do Acre

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Professor Substituto no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da universidade Federal do Acre (CFCH/UFAC). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES).

Referências

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

MACHADO, Tânia Mara Rezende; MORAIS, Beatriz França de; LIMA, Klebe Miranda de.
A colonialidade do saber/ser no currículo do Ensino Médio: desafios da docência na Amazônia Acreana
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 3, p. 257–273, 23 Dez 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23925. Acesso em: 31 dez 2024.