A colonialidade do saber/ser no currículo do Ensino Médio: desafios da docência na Amazônia Acreana
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.49Palavras-chave:
Colonialidade do saber/ser, currículos no ensino médio, Amazônia acreanaResumo
Este estudo visa responder ao seguinte problema: quais elementos de colonialidade do saber/ser figura no Currículo do Ensino Médio da Amazônia Acreana? Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa consiste em analisar a presença/ausência da colonialidade do saber/ser do Estado do Acre a partir do Currículo de Referência Único do Acre - CRUA no Ensino Médio – E.M. Para concretizar esse objetivo, realizamos uma pesquisa documental e bibliográfica centrada nas categorias de colonialidade do poder e cotidiano escolar tendo como referencial teórico-metodológico de análise os textos de Quijano (2005); Alves (2003) e o Currículo do Estado do Acre (CRUA) com ênfase nas epistemologias que fundamentam e subsidiam a construção deste documento no que se refere à presença/ausência dos elementos de colonialidade do saber/ser e apontar como essas podem se manifestar em possíveis práticas curriculares no E.M. Assim, esse trabalho está organizando em três seções temáticas, que são: 1) A colonialidade do saber/ser e suas relações com a organização curricular da escola a partir do CRUA; 2) Os cotidianos escolares e as práxis de ensino emancipadoras para uma educação escolar popular e não-hegemônica; e, por fim 3) As Práticas Curriculares Cotidianas e a Colonialidade do Saber/ser no Ensino Médio: os desafios da docência na Amazônia acreana e uma postura crítico-decolonial. O estudo apontou que existem elementos de colonialidade do saber/ser que aparecem, ainda que implicitamente, nas configurações da organização curricular do Ensino Médio na Amazônia Acreana e propõe como alternativa possível de se desvencilhar dessas relações coloniais e os desafios impostos por elas, uma postura crítico-decolonial nas práticas educativas cotidianas da escola por parte dos docentes.
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