A educação de jovens e adultos no contexto da reforma do ensino médio no estado do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.46%20%20Palavras-chave:
reforma do ensino médio, educação de jovens e adultos, Documento Curricular do Território Maranhense (etapa ensino médio)Resumo
O presente artigo discute a configuração da educação de jovens e adultos em nível médio no estado do Maranhão a partir da reforma do ensino médio (Lei 13.415/2017), da Resolução CNE/CEB no. 03/2018, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, da Resolução CNE/CEB no. 01/2021 que define as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos e do Documento Curricular do Território Maranhense (etapa ensino médio). Apresenta um panorama da oferta e das políticas para a educação de jovens e adultos desenvolvidas pela rede estadual de ensino no Maranhão e procede uma análise crítica da implementação da reforma do ensino médio sobre a oferta desse nível de ensino. Conclui que a incorporação da reforma do ensino médio e das Diretrizes Operacionais para a educação de jovens e adultos contribuiu para a precarização da oferta do ensino médio na educação de jovens e adultos e para um processo de desescolarização da classe trabalhadora.
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