Perspectivas para o Ensino de Sociologia: o legado de Du Bois e Martineau na formação identitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.56%20

Palavras-chave:

ensino de sociologia, identidade, autodefinição

Resumo

O objetivo deste artigo foi apresentar Du Bois e Martineau como intelectuais precursores no pensamento sociológico e que podem proporcionar um ponto importante no horizonte de análise, convergente em um aspecto particular de estudantes que estão se aproximando da Sociologia: a identidade. Para isso, foi desenvolvida uma discussão teórica a partir da revisão da literatura que versa sobre os referidos intelectuais e suas obras, articulada, principalmente, ao conceito de autodefinição proposto por Patrícia Hill Collins. O Ensino de Sociologia, com base nestes intelectuais, pode, em alguma medida, contribuir na construção da identidade e da autodefinição.

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Biografia do Autor

Gabriela Pecantet Siqueira, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda e mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Educadora de Sociologia no curso Pré-universitário Popular Desafio (PREC/UFPel). Bolsista CAPES.

Cyntia Barbosa Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Sociologia pelo PPGS/UFRGS. Mestra em Sociologia (PPGS/UFPel). Pesquisadora do Grupo Transdisciplinar em Pesquisa Jurídica para uma Sociedade Sustentável (UFSC). Bolsista CAPES.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

SIQUEIRA, Gabriela Pecantet; OLIVEIRA, Cyntia Barbosa.
Perspectivas para o Ensino de Sociologia: o legado de Du Bois e Martineau na formação identitária
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 3, p. 396–413, 23 Dez 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24050. Acesso em: 6 dez 2025.