“Não Existe Pecado do Lado Debaixo do Equador”: Neoliberalismo e Formação no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.39%20

Palavras-chave:

ensino médio, educação profissional, neoliberalismo

Resumo

Este ensaio teórico aborda a influência da agenda neoliberal global no delineamento das políticas educacionais de regulação do ensino médio. Objetiva-se discutir a formação geral e profissional de nível médio em relação ao discurso de qualificação para o “mundo do trabalho”, previsto na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. O estudo é feito com base na perspectiva teórico-epistemológica pós-estruturalista, a partir de teorizações de Ball (2022), Foucault (2006; 2008) Laclau (2005) e Mouffe (2003), associadas a outras análises. Considera-se que as reformas promovidas pelas políticas educacionais brasileiras de regulação da oferta e organização curricular do ensino médio, integrado ou não à educação profissional, têm sido guiadas pelas demandas da agenda neoliberal global. Ou seja, a formação dos jovens e adultos nesta etapa da escolarização está centrada na aquisição de competências, no neotecnicismo e no empreendedorismo, elementos compatíveis com as exigências do sistema capitalista. O que coloca em funcionamento o regime colonial-capitalístico de expropriação do trabalho e das forças vitais, imbricado pela governamentalidade biopolítica neoliberal, que governa corpos e condutas. Assim, na ordem social e política ora vigente, está em curso a produção da subjetividade cognominada por Foucault (2008) de homo ecomonicus, aquele que governa sua conduta a partir de metas e objetivos bem calculados. Um sujeito que se joga de corpo e alma na formação para a empregabilidade, agarrado à ilusão de sucesso na vida e carreira profissional, a qualquer preço.

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Biografia do Autor

Dulce Mari da Silva Voss, Universidade Federal do Pampa

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Docente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA - Campus Bagé/RS). Líder do Grupo de Pesquisa Philos Sophias.

Eliada Mayara Alves Krakhecke, Universidade Federal de Pelotas

Mestra em Ensino pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisas Philos Sophias e Laboratório Imagens da Justiça.

Cristiano Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Pampa

Mestrando em Ensino pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Philos Sophias.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

VOSS, Dulce Mari da Silva; KRAKHECKE, Eliada Mayara Alves; SILVA, Cristiano Rodrigues da.
“Não Existe Pecado do Lado Debaixo do Equador”: Neoliberalismo e Formação no Ensino Médio
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 3, p. 60–76, 23 Dez 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23915. Acesso em: 6 nov 2025.

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