Centros Educa Mais e suas orientações: entre passos e contrapassos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.59

Palavras-chave:

concepções de educação, filosofia freiriana, documentos

Resumo

Pesquisa documental que caminha pela abordagem crítica de educação, em que objetivamos analisar os documentos mais relevantes que serviram de suporte para a implantação e desenvolvimento dos Centros Educa Mais, unidades de Ensino do Médio da educação integral do Maranhão, insurgida a partir da Macropolítica Escola Digna, em 2015. Escrutinamos os documentos na perspectiva de identificar as matrizes teórico-metodológicas que os sustentam e assim compreender as concepções de educação que subjaz a eles. Para tanto, nos debruçamos sobre a Lei nº 10.995/2019, que instituiu a Macropolítica Escola Digna, e sobre documentos como a Proposta Pedagógica das Escolas de Tempo Integral do Maranhão, Cadernos de Formação do Instituto Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Diretrizes Operacionais 2021, e o pensamento de Paulo Freire (2001, 2007, 2017, 2021), Dino & Camarão (2021), Guba e Lincoln (1981). Concluímos que os documentos em questão se apoiam em matrizes teórico-metodológicas distintas, que ideologicamente não concorrem para o mesmo fim e que, apesar do avanço de mentalidade dos idealizadores da Macropolítica, que se embasa sobretudo nos princípios educativos de Paulo Freire, portanto, em uma concepção de educação contra-hegemônica, os documentos que orientam a efetivação e a materialidade da educação na escola, a gestão e trabalho docente revelam-se hegemônicos e coadunam com as abordagens economicistas.

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Biografia do Autor

Ádria Karoline Souza de Aquino Utta, Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Supervisora Pedagógica pela SEDUC/MA. Membro do grupo de pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente pelo PPGE/UFMA.

Edinólia Lima Portela, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro do grupo de pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente pelo PPGE/UFMA.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

UTTA, Ádria Karoline Souza de Aquino; PORTELA, Edinólia Lima.
Centros Educa Mais e suas orientações: entre passos e contrapassos
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 3, p. 455–475, 23 Dez 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24093. Acesso em: 31 dez 2024.