Formação inicial de professores: o fazer pedagógico e o diálogo com jovens do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n3.2024.41

Palavras-chave:

dialogicidade, prática pedagógica, ato educativo

Resumo

Este artigo objetiva contribuir com os estudos sobre a formação inicial de professores. Para tanto, buscou-se identificar a compreensão que os professores de Ensino Médio têm sobre a dialogicidade, bem como seus reflexos no fazer pedagógico em diálogo com os estudantes. Diante do exposto, reflete-se inicialmente sobre a formação inicial de professores, a partir da visão de autores como: Imbernón (2011), Garcia (1999), Brayner (2008), Buber (2012), Nóvoa (2019), Pimenta (2012), Veiga (2022), em diálogo com Paulo Freire (2019; 2021; 2021a; 2021b; 2021c). Na sequência, com base em pesquisa realizada com os professores que atuam nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio de Fortaleza, e em conexão com o pensamento de Paulo Freire, buscou-se analisar a influência da dialogicidade, como categoria freireana, na materialidade das práticas pedagógicas dos professores das  escolas de Ensino Médio pesquisadas, e apreender os sentidos que os professores atribuem aos processos de ensino-aprendizagem e suas vinculações com o entendimento do diálogo como ato educativo. Finalmente, os resultados da pesquisa evidenciaram o distanciamento dos cursos de formação inicial de professores de uma formação que contemple a dimensão pedagógica voltada para o diálogo. Portanto, foi perceptível a influência do diálogo no processo de ensino-aprendizagem, seja por meio de sua implementação por parte dos professores que adotam essa postura, seja ao contrário, pela ausência deste.

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Biografia do Autor

Maria Alves de Melo, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Secretaria da Educação do Estado do Ceará – SEDUC. Integra o Grupo de Estudos em Políticas Públicas e Exclusão Social (GEPPES).

Francisca Rejane Bezerra Andrade, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integra o Grupo de Estudos em Políticas Públicas e Exclusão Social (GEPPES).

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

MELO, Maria Alves de; ANDRADE, Francisca Rejane Bezerra.
Formação inicial de professores: o fazer pedagógico e o diálogo com jovens do Ensino Médio
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 3, p. 96–115, 23 Dez 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24098. Acesso em: 31 dez 2024.