Inserção da educação ambiental por condutores e guias de turismo em Barreirinhas/MA

Autores/as

  • Amália Thaynar Serêjo Morais IFMA
  • Karlla Fabianna Lima Santos IFMA

Palabras clave:

Educação ambiental, Barreirinhas, Práticas ambientais, Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Resumen

Este trabalho analisa a relação entre guias e condutores de turismo de Barreirinhas (MA) e a forma como incorporam a Educação Ambiental em suas práticas profissionais. Com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, a pesquisa foi dividida em duas etapas: revisão bibliográfica e análise documental sobre Educação Ambiental, turismo sustentável e estudos de caso; e uma pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas com sete condutores e três guias atuantes na região. A análise das falas mostrou que esses profissionais demonstram consciência sobre a importância da Educação Ambiental e do ecoturismo, buscando promover a valorização do meio ambiente junto aos turistas. No entanto, apontam dificuldades para a consolidação de um turismo verdadeiramente ecológico, como a falta de fiscalização e a baixa consciência ambiental de empresários, moradores e gestores públicos. A pesquisa ressalta que a preservação ambiental é essencial para garantir a continuidade da atividade turística, principal fonte de renda do município

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Publicado

2025-09-07

Cómo citar

SERÊJO MORAIS, Amália Thaynar; LIMA SANTOS, Karlla Fabianna.
Inserção da educação ambiental por condutores e guias de turismo em Barreirinhas/MA
. Revista Turismo & Cidades, v. 7, n. 14, p. 58–80, 7 sep. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/turismoecidades/article/view/27218. Acesso em: 5 nov. 2025.

Número

Sección

Artigos