Identificação e pertencimento: uma análise entre passado e futuro e o nascimento do Marketing de Influência por meio de um passeio entre Dancin' Days e a influenciadora digital Malu Borges
Parole chiave:
Marketing de Influência, Influenciadores Digitais, Comunicação, Telenovelas, Artes da CenaAbstract
O presente artigo possui como objetivo discutir os sistemas de identificação e pertencimento através do Marketing de Influência no mercado de moda. Observando dois casos distintos, discutimos a representação de formadores de opinião e identificadores de pertencimento no passado, buscando relações com os atuais influenciadores digitais. Embora referências internacionais tenham sido a base do artigo, procura-se trazer para o cenário nacional um paralelo para exemplificar como funciona o consumo de moda na sociedade brasileira. Desta forma, investigou-se o impacto cultural da telenovela brasileira Dancin' Days, escrita por Gilberto Braga em 1978, que inovou ao atrelar a imagem da protagonista Júlia Matos (Sônia Braga) à produtos utilizados na produção audiovisual. Em paralelo a isso, também se analisou o trabalho da criadora de conteúdo digital Malu Borges, que ocupa na sociedade contemporânea o mesmo patamar de influência que as estrelas das telenovelas de décadas atrás. Metodologicamente, isso permite compreender esta pesquisa como básica, qualitativa e descritiva, e a partir do observado, conclui-se que por meio das eras e das diferentes telas, um mesmo talento permanece: a habilidade das figuras em destaque nas plataformas de mídia em se conectarem com o público, de modo a influenciar as mais variadas esferas da vida social.
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