Visualidade, sonoridade e formação de leitor: entre dois poemas de Paulo Leminski e os multiletramentos
Mots-clés :
Paulo Leminski. Poesia concreta. Multiletramentos. Leitura.Résumé
Este artigo tem como objetivo analisar os poemas Até ela e De ouvido, de Paulo Leminski, reunidos na coletânea Toda Poesia (2013), com foco em como visualidade e sonoridade instauram novas formas de leitura poética em diálogo com os multiletramentos. A proposta é refletir sobre a maneira como o poeta ultrapassa a dimensão estritamente verbal, criando experiências estéticas em que palavra, som e imagem convergem na construção de sentidos. A pesquisa adota uma metodologia de base bibliográfica e análise comparativa, fundamentando-se em Candido (2004), Zilberman (2009), Rojo e Moura (2012), Rodrigues (2023), entre outros. Por meio dessa abordagem, busca-se compreender de que modo a poesia de Leminski, marcada por traços do concretismo, amplia as possibilidades de leitura, convidando o leitor a uma experiência estética em que palavra, som e imagem convergem, constituindo um processo de leitura plural e expandido.
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