Visualidade, sonoridade e formação de leitor: entre dois poemas de Paulo Leminski e os multiletramentos

Auteurs-es

  • Adriane Tavares Santos Nogueira Nogueira Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)
  • Jaqueline Silva de Santana Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)
  • Jeane Aparecida Martins dos Santos Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)
  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT - LIACOM/ESCS/IPL http://orcid.org/0000-0002-9082-5203

Mots-clés :

Paulo Leminski. Poesia concreta. Multiletramentos. Leitura.

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar os poemas Até ela e De ouvido, de Paulo Leminski, reunidos na coletânea Toda Poesia (2013), com foco em como visualidade e sonoridade instauram novas formas de leitura poética em diálogo com os multiletramentos. A proposta é refletir sobre a maneira como o poeta ultrapassa a dimensão estritamente verbal, criando experiências estéticas em que palavra, som e imagem convergem na construção de sentidos. A pesquisa adota uma metodologia de base bibliográfica e análise comparativa, fundamentando-se em Candido (2004), Zilberman (2009), Rojo e Moura (2012), Rodrigues (2023), entre outros. Por meio dessa abordagem, busca-se compreender de que modo a poesia de Leminski, marcada por traços do concretismo, amplia as possibilidades de leitura, convidando o leitor a uma experiência estética em que palavra, som e imagem convergem, constituindo um processo de leitura plural e expandido.

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Bibliographies de l'auteur-e

Adriane Tavares Santos Nogueira Nogueira, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Mestranda em Linguística e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Licenciada em Letras Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Jaqueline Silva de Santana , Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Mestranda em Linguística e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Especialista em Docência na Educação Infantil, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL).

Jeane Aparecida Martins dos Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutoranda em Letras - Linguística e Literatura na Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT. Mestre em Letras - Linguística e Literatura pela UFNT. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Leonardo da Vinci e em Letras – Português/Espanhol pelo Centro Universitário UNIFAEL. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga/PA.

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT - LIACOM/ESCS/IPL

Pós-doutor pelo Instituto Politécnico de Lisboa - LIACOM/ESCS/IPL (2024-2025) e pela Universidade de Brasília – POSLIT/UnB (2018-2019). Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Licenciado em Educação Artística pela UERJ, com complementação pedagógica em Letras/Português e em Pedagogia. Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins - PPGLLit/UFNT. Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins – GESTO,  da Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT - CAPES/CNPq. Membro do Grupo de Trabalho Estudos Linguísticos na Amazônia Brasileira - GT-ELIAB, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Linguística e Literatura (ANPOLL). Investigador colaborador do LIACOM/ESCS/IPL Portugal. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9082-5203

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Publié-e

2025-12-22

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NOGUEIRA, Adriane Tavares Santos Nogueira; SANTANA , Jaqueline Silva de; SANTOS, Jeane Aparecida Martins dos; RODRIGUES, Walace.
Visualidade, sonoridade e formação de leitor: entre dois poemas de Paulo Leminski e os multiletramentos
. Revista Humanidades & Educação, p. e–0725812, 22 déc. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/27812. Acesso em: 26 déc. 2025.

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