Escola, produção de subjetividade e negritude: uma revisão de literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v6.2024.7

Palabras clave:

subjetividade, negritude, ESCOLA

Resumen

Nas últimas décadas, a articulação entre educação e negritude tem ganhado relevância no Brasil, impulsionada por movimentos sociais, especialmente o movimento negro. Intelectuais como Sueli Carneiro, Abdias do Nascimento, Lélia Gonzalez e Nilma Lino Gomes ampliaram as discussões sobre o impacto do racismo na formação subjetiva de pessoas negras. A escola emerge como um espaço central de subjetivação, ao mesmo tempo em que mantém desigualdades raciais e oferece possibilidades de subversão. Este trabalho revisa pesquisas publicadas entre 2020 e 2024 na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, identificando quatro estudos que exploram a relação entre raça e educação na produção subjetiva de corpos negros. As pesquisas apontam a escola como um dos principais locais de produção de subjetuvudade negra, estando muitas vezes, interligada ao racismo. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wheber Mendes dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na linha de Sociedade, Subjetividades e Pensamento Educacional. Licenciado em História (UNEAL). Psicanalista membro do Sankofa Psicanálise. É membro do grupo de pesquisa Diálogos Interculturais e Linguísticos (DInterLin-UFS).

Acassia Anjos dos Santos Rosa, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora Adjunta de Língua Espanhola na UFS e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora em Estudos Linguísticos (UFMG), mestra em Letras e graduada em Letras Português/Espanhol (UFS). Integra o GT21 da ANPED - Educação e Relações Étnico-Raciais e é membra do grupo de pesquisa Diálogos Interculturais e Linguísticos

Citas

CARMO, Ildete Batista do. Identidade étnico-racial: infância, escola, família e subjetividade. 2020. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de Racialidade: A construção do outro como não ser como fundamento do ser. Zahar: Rio de Janeiro, 2023

CUNHA, Lilian do Carmo de Oliveira. O lugar social de uma neguinha e a desobediência racial da mulher negra: sobre discursos, deslocamentos e escrevivências. 2023. 119 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023.

FORMIGA, Giceli Carvalho Batista. O prisma de gênero e a produção das cores da diferença na educação infantil. 2022. 164 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022.

FOUCAULT, Michel. Resumo dos Cursos do Collège de France (1970-7982). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

RIBEIRO, Diego das Neves. O “poder” do rei T’challa e da jovem Kamala Khan: identidades e subjetividades das juventudes contemporâneas. 2020. 129 f.: il. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.

Publicado

2025-04-14

Cómo citar

SANTOS, Wheber Mendes dos; ROSA, Acassia Anjos dos Santos.
Escola, produção de subjetividade e negritude: uma revisão de literatura
. Revista Humanidades & Educação, v. 6, p. e–062407, 14 abr. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/25269. Acesso em: 27 jun. 2025.

Número

Sección

Artigos