Escola, produção de subjetividade e negritude: uma revisão de literatura

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2675-0805v6.2024.7

Mots-clés :

subjetividade, negritude, ESCOLA

Résumé

Nas últimas décadas, a articulação entre educação e negritude tem ganhado relevância no Brasil, impulsionada por movimentos sociais, especialmente o movimento negro. Intelectuais como Sueli Carneiro, Abdias do Nascimento, Lélia Gonzalez e Nilma Lino Gomes ampliaram as discussões sobre o impacto do racismo na formação subjetiva de pessoas negras. A escola emerge como um espaço central de subjetivação, ao mesmo tempo em que mantém desigualdades raciais e oferece possibilidades de subversão. Este trabalho revisa pesquisas publicadas entre 2020 e 2024 na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, identificando quatro estudos que exploram a relação entre raça e educação na produção subjetiva de corpos negros. As pesquisas apontam a escola como um dos principais locais de produção de subjetuvudade negra, estando muitas vezes, interligada ao racismo. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Wheber Mendes dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na linha de Sociedade, Subjetividades e Pensamento Educacional. Licenciado em História (UNEAL). Psicanalista membro do Sankofa Psicanálise. É membro do grupo de pesquisa Diálogos Interculturais e Linguísticos (DInterLin-UFS).

Acassia Anjos dos Santos Rosa, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora Adjunta de Língua Espanhola na UFS e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora em Estudos Linguísticos (UFMG), mestra em Letras e graduada em Letras Português/Espanhol (UFS). Integra o GT21 da ANPED - Educação e Relações Étnico-Raciais e é membra do grupo de pesquisa Diálogos Interculturais e Linguísticos

Références

CARMO, Ildete Batista do. Identidade étnico-racial: infância, escola, família e subjetividade. 2020. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de Racialidade: A construção do outro como não ser como fundamento do ser. Zahar: Rio de Janeiro, 2023

CUNHA, Lilian do Carmo de Oliveira. O lugar social de uma neguinha e a desobediência racial da mulher negra: sobre discursos, deslocamentos e escrevivências. 2023. 119 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023.

FORMIGA, Giceli Carvalho Batista. O prisma de gênero e a produção das cores da diferença na educação infantil. 2022. 164 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022.

FOUCAULT, Michel. Resumo dos Cursos do Collège de France (1970-7982). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

RIBEIRO, Diego das Neves. O “poder” do rei T’challa e da jovem Kamala Khan: identidades e subjetividades das juventudes contemporâneas. 2020. 129 f.: il. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.

Téléchargements

Publié-e

2025-04-14

Comment citer

SANTOS, Wheber Mendes dos; ROSA, Acassia Anjos dos Santos.
Escola, produção de subjetividade e negritude: uma revisão de literatura
. Revista Humanidades & Educação, v. 6, p. e–062407, 14 avr. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/25269. Acesso em: 5 nov. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos