Escola, produção de subjetividade e negritude: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v6.2024.7

Palavras-chave:

subjetividade, negritude, ESCOLA

Resumo

Nas últimas décadas, a articulação entre educação e negritude tem ganhado relevância no Brasil, impulsionada por movimentos sociais, especialmente o movimento negro. Intelectuais como Sueli Carneiro, Abdias do Nascimento, Lélia Gonzalez e Nilma Lino Gomes ampliaram as discussões sobre o impacto do racismo na formação subjetiva de pessoas negras. A escola emerge como um espaço central de subjetivação, ao mesmo tempo em que mantém desigualdades raciais e oferece possibilidades de subversão. Este trabalho revisa pesquisas publicadas entre 2020 e 2024 na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, identificando quatro estudos que exploram a relação entre raça e educação na produção subjetiva de corpos negros. As pesquisas apontam a escola como um dos principais locais de produção de subjetuvudade negra, estando muitas vezes, interligada ao racismo. 

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Biografia do Autor

Wheber Mendes dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na linha de Sociedade, Subjetividades e Pensamento Educacional. Licenciado em História (UNEAL). Psicanalista membro do Sankofa Psicanálise. É membro do grupo de pesquisa Diálogos Interculturais e Linguísticos (DInterLin-UFS).

Acassia Anjos dos Santos Rosa, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora Adjunta de Língua Espanhola na UFS e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora em Estudos Linguísticos (UFMG), mestra em Letras e graduada em Letras Português/Espanhol (UFS). Integra o GT21 da ANPED - Educação e Relações Étnico-Raciais e é membra do grupo de pesquisa Diálogos Interculturais e Linguísticos

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Publicado

2025-04-14

Como Citar

SANTOS, Wheber Mendes dos; ROSA, Acassia Anjos dos Santos.
Escola, produção de subjetividade e negritude: uma revisão de literatura
. Revista Humanidades & Educação, v. 6, p. e–062407, 14 Abr 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/25269. Acesso em: 27 jun 2025.

Edição

Seção

Artigos