Inclusão dos estudantes com deficiência visual no ensino superior como objeto de estudo dos grupos de pesquisa de educação especial e educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.35

Palavras-chave:

inclusão de estudantes com deficiência visual, inclusão no ensino superior, grupos de pesquisa

Resumo

Este artigo se origina de uma pesquisa de mestrado. Objetiva analisar os grupos de pesquisa brasileiros de educação especial e de educação inclusiva e os currículos lattes dos líderes desses grupos tentando verificar se existem interesses ou estudos voltados para a inclusão de estudantes com deficiência visual no Ensino Superior. As buscas foram desenvolvidas nas páginas dos grupos de pesquisa dentro do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil e nos Currículos Lattes dos líderes desses grupos dentro da Plataforma Lattes. Constatou-se que apenas um grupo trata sobre inclusão de estudantes com deficiência visual e inclusão no ensino superior, sem fazer correlação entre esses dois assuntos no espelho dessas páginas. Também se verificou que a área de maior atuação dos grupos e de maior formação dos líderes é a educação. Do mesmo modo, averiguou-se que os líderes desses grupos possuem poucos estudos sobre inclusão de estudantes com deficiência visual no ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elisabete Cristina Pereira Eches, Instituto Federal do Paraná

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Doutoranda em educação pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Câmpus Marília. Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). Membro do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais.

Referências

CAPES – Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Cursos avaliados e reconhecidos na área de educação. Plataforma Sucupira. Brasília, 2021a. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2021.

CAPES – Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Cursos avaliados e reconhecidos na área de ensino. Plataforma Sucupira. Brasília, 2021b. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta /programa/quantitativos/quantitativoAreaAvaliacao.xhtml>. Acesso em: 21 fev. 2021.

CAPES – Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Cursos avaliados e reconhecidos na área interdisciplinar. Plataforma Sucupira. Brasília, 2021c. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas /coleta/programa/quantitativos/quantitativoAreaAvaliacao.xhtml>. Acesso em: 21 fev. 2021.

CHAUÍ, Marilena. A Ideologia da Competência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2014. v. 3. (Aplicativo Kindle).

CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. A Criação. 2022a. Disponível em: <http://www.cnpq .br/web/guest/a-criacao/>. Acesso em: 25 jul. 2022.

CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. 2020a. Disponível em:. Acesso em: 10 jul. 2020.

CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil: o que é. 2022b. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/web/dgp/o-que-e/>. Acesso em: 20 jul. 2020.

CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil: objetivo. 2022c. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/web/dgp/objetivos>. Acesso em: 20 jun. 2020.

CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Plataforma Lattes, 2020b. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/>. Acesso em: 5 jul. 2020.

EAGLETON, Terry. Marx estava certo. Trad. Regina Lyra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

ECHES, Elisabete Cristina Pereira Eches. Acesso e Permanência de Estudantes com Deficiência Visual no Ensino Superior: análise dos indicadores educacionais. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2021.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A Produtividade da escola improdutiva. São Paulo: Cortez, 1984.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9662-censo-demografico-2010.html?edicao=9673&t=destaques>. Acesso em: 22 ago. 2022.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Características Étnico-raciais da População. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao /livros/liv63405.pdf>. Acesso em: 26 jul. 2022.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixira. Microdados. 2020. Disponível em: . Acesso em: 05 jul. 2022.

MARTINS, Diléia Aparecida; LEITE, Lúcia Pereira; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Políticas públicas para acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior brasileiro: uma análise dos indicadores educacionais. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 23, n. 89, p. 984-1014, out./dez. 2015. Disponível em: <1809-4465-ensaio-23-89-0984.pdf (scielo.br)>. Acesso em: 18 jun. 2022.

MARTINS, José de Souza. A exclusão social e a nova desigualdade. Paulus: São Paulo, 1997.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Cultura, Arte e Literatura: textos escolhidos. Expressão Popular: São Paulo, 2010.

MARX, Karl, ENGELS, Friedrich. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. Boitempo: São Paulo, 2011.

MEC – Ministério da Educação. Portal e-MEC: cursos de graduação. Brasília: MEC, 2022. Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2022.

MÉSZÁROS, Istivan. A educação para além do Capital. 2.ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

MÉSZÁROS, Istivan. O desafio e o fardo do tempo histórico: o socialismo no século XXI. Trad. Ana Cotrim; Vera Cotrim. São Paulo, Boitempo, 2007.

NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do Método de Marx. Expressão Popular: São Paulo, 2011.

QUERMES, Paulo Afonso de Araújo. Ensino Superior: desafio de uma educação inclusiva e cidadã. In: COSTA, Gilmar Guerreiro da; QUERMES, Paulo Afonso de Araújo. Educação Superior: inclusão ou simulacro? Brasília: Amazon, 2014, p. 308-671. Disponível no aplicativo Kindle.

TURBIANI, Renata. Cegueira afeta 39 milhões de pessoas no mundo: conheça suas principais causas. BBC News Brasil, São Paulo, 16 jun. 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/ portuguese/geral-48634186>. Acesso em: 16 jun. 2022.

WILLIAMS, Raymond. Cultura e Materialismo. Trad. André Glaser – São Paulo: Editora Unesp, 2011.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e Literatura. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

WILLIAMS, Raymond. Recursos da Esperança: cultura, democracia, socialismo. Trad. Nair Fonseca; João Alexandre Peschanski. São Paulo: Unesp, 2015.

WOOD, Ellen Meiksins. A origem do capitalismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

Downloads

Publicado

2023-07-13

Como Citar

ECHES, Elisabete Cristina Pereira.
Inclusão dos estudantes com deficiência visual no ensino superior como objeto de estudo dos grupos de pesquisa de educação especial e educação inclusiva
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 2, p. 392–417, 13 Jul 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20411. Acesso em: 24 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos